00:00
21° | Nublado

Sesc realiza Oficina de Criação Poética, com Rodrigo Garcia Lopes, em Florianópolis

Data: 03/10/2017

O poeta, músico e escritor Rodrigo Garcia Lopes ministra a Oficina de Criação Poética “Experiências Extraordinárias”, entre os dias 03 e 06 de outubro, das 18h30 às 22h, no Sesc em Florianópolis (Prainha).  O objetivo é estimular a sensibilidade e percepção poéticas e desenvolver habilidades de escrita dirigidas para a criação poética e textual. Durante os encontros, também serão mostrados exemplos de intersecção poesia-música, poesia-prosa, poesia-história, poesia-artes plásticas, poesia-cinema, etc.

A oficina é voltada a um público acima de 18 anos e bem eclético, como profissionais liberais, estudantes, escritores, professores, formadores de leitura, historiadores, músicos e artistas em geral. As inscrições estão abertas no espaço Relacionamento com Clientes do Sesc (Trav. Syriaco Atherino, 100, centro), ao valor de R$ 115,00 (comerciários) e R$ 230,00 (usuários).

Metodologia Oficina de Criação Poética “Experiências Extraordinárias”

Com caráter informativo e teórico, funcionando como espécie de aquecimento e alimento, a primeira parte das aulas será dedicada a tópicos e discussões fundamentais como poesia e linguagem, fanopeia, melopeia e logopeia, funções da linguagem, realidade e percepção, história da poesia e formas poéticas, poesia hoje. Algumas referências: Roman Jakobson, Ezra Pound, Paul Valéry, Octavio Paz, Paulo Leminski. Acreditando que um poeta ou “criador de linguagem” não se faz sem conhecimento prévio do que e como ela foi produzida antes, serão lidos poemas de autores brasileiros e estrangeiros, de diversas épocas, estilos e procedimentos. 

A segunda parte da aula terá produção de textos, a partir dos materiais lidos e dos tópicos discutidos na primeira parte da aula. Por exemplo: se o conteúdo é o inconsciente freudiano, os sonhos, a teoria de Jung sobre arquétipos, o fluxo de consciência da poesia surrealista, por exemplo, a prática resultará na realização de textos poéticos incorporando não-sequencialidade, metáfora e metonímia, deslocamento, além dos sonhos dos próprios alunos ou relatos oníricos retrabalhados por outros alunos. Metáforas, associação livre de ideias, além de formas de poesia coletiva. Os mais variados tipos de exercícios serão ministrados em cada sessão. No fim de cada módulo poderão ser passadas tarefas e pesquisas para serem realizadas de um dia para outro (diários poéticos, “reportagens poéticas”, poemas, contos curtos, poema em prosa etc).

SOBRE O OFICINEIRO

Rodrigo Garcia Lopes possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual de Londrina (1987), Mestrado em Humanidades Interdisciplinares pela Arizona StateUniversity (1992, tese sobre literatura americana) e Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000, tese em poesia norte-americana). Tem 14 livros publicados (poesia, ensaio, tradução, entrevistas) e dois CDs: “Polivox” (2001, independente, de música e poesia) e “Canções do Estúdio Realidade” (música, independente, 2013). Como tradutor e ensaísta, publicou as edições bilíngues Sylvia Plath: “Poemas” e “Iluminuras: Gravuras Coloridas” (de Arthur Rimbaud), ambos com Maurício Arruda Mendonça, Folhas de Relva (de Walt Whitman), “The Seafarer” / “O Navegante” (do anglo-saxão) e “Ariel” (de Sylvia Plath, com Cristina Macedo). É autor do livro “Vozes & Visões: Panorama da Arte e Cultura Norte-Americanas Hoje” (1996), que conta com entrevistas com William Burroughs, Allen Ginsberg, Laurie Anderson,MarjoriePerloff, John Cage, Roy Lichtenstein, entre outros.