00:00
21° | Nublado

Ponto Br se apresenta no I Festival Noca de Culturas Populares

Data: 22/10/2016

A mescla da música cultura tradicional brasileira e sons contemporâneos dão o tom do I Festival Noca de Culturas Populares. Marcado para o sábado, dia 22/10, a partir das 19 horas, no Babilonya Club. O encontro recebe o renomado PONTO BR, que divide o palco com o Maracatu Arrasta Ilha (SC), o "Forró de Gafieira" do Mestre Tião Carvalho (MA) e a música caipira de Carrapicho e Carrapato (SP/SC). Produzido pela Casa de Noca, o evento conta com a realização da Funarte, através do Prêmio de Programação Continuada em Música Brasileira 2015.

O Ponto br é um coletivo formado por músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional, que propõe o espaço da arte como local de encontro e diálogo possíveis entre vertentes e gerações, revelando uma outra via para o fazer artístico. Experimentando saberes e sonoridades, o show "Na Eira" tem como resultado uma sonoridade única e atemporal - cocos, Maracatus, Bois, Rojões, Carimbós, são alguns gêneros que compõe o repertório do espetáculo.

Melhor grupo regional (Prêmio da Música Brasileira), Ponto Br reúne alguns dos principais mestres da nossa cultura tradicional como Mestre Walter do Maracatu Estrela Brilhante de Recife, Dona Zezé de Iemanjá, caixeira do Divino e Ribinha do Bumba Boi de Maracanã, em diálogo com a paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder ”O Rocha, o suíço Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes.

Mestre Tião Carvalho nasceu no Maranhão, radicou-se em São Paulo em 1985. Com apresentações e reconhecimento pelo Brasil a fora, Tião Carvalho foi indicado para o prêmio London Burning de música independente pelo seu primeiro trabalho solo “Quando Dorme Alcântara”. Ele e banda serão responsáveis pelo “Forró de Gafieira”, que encerrará o encontro.

O Grupo Arrasta Ilha atua desde 2002 em Florianópolis e tem por objetivo difundir a cultura do Maracatu de Baque Virado, além de outras manifestações populares como o boi de mamão, afoxé, e coco de roda. As apresentações acontecem geralmente na rua, em forma de cortejo, como no carnaval, mas o grupo também realiza apresentações de palco. O cortejo é acompanhado por uma orquestra de percussão, formada por alfaias, abês, ganzás, atabaques, taróis e gonguê, além de uma voz solo e o coro de vozes.

Do interior de São Paulo, a dupla Carrapicho e Carrapato, traz um novo olhar às afamadas duplas caipiras, que reinaram nas rádios de todo país entre as décadas de 30 à 60, através de novos arranjos e formações instrumentais. O repertório inclui diferentes ritmos do interior do Brasil, como o pagode caipira, chamamé, cururu, cateretê e toada, além de maxixes de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e K-Ximbinho.

Serviço:

- I Festival Noca de Culturas Populares apresenta grupo Ponto br, “Forró de Gafieira” com Mestre Tião Carvalho, Maracatu Arrasta Ilha e Carrapicho e Carrapato
- Sábado, 22/10, a partir das 19 horas

- R$ 20 (antecipado) / R$ 25 (na hora)

- Babilonya Club (Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago, 1643 – Estrada da Praia da Joaquina)

- Informações: (48) 3238-5310 / casadenoca@hotmail.com