00:00
21° | Nublado

Hoje é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos

Os idosos devem praticar exercícios que os ajudem a melhorar a força muscular e o equilíbrio, com a supervisão individual de profissionais capacitados (Foto: Reprodução)

Publicado em 24/06/2016

Hoje, 24/06, é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos. Um projeto apresentado pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina apontou que 30% a 60% da população com mais de 65 anos cai anualmente e metade apresenta quedas múltiplas. Segundo a pesquisa, dentre os fatores de risco estão problemas relacionados à idade, como a condição clínica em que o paciente se encontra, bem como os efeitos que alguns remédios causam, a falta de equilíbrio, o trauma de uma antiga queda, a diminuição da pressão arterial e a deficiência visual.

Clovis Cechinel, geriatra do Lâmina Medicina Diagnóstica, explica que as quedas e as lesões em pessoas da terceira idade são consideradas problemas de saúde pública e de grande impacto social, que podem ser reduzidas com alguns cuidados. “A implantação de um programa de exercícios físicos, que os ajude a melhorar a força muscular e o equilíbrio, com a supervisão individual de profissionais capacitados, é uma boa atitude preventiva contra as quedas”, afirma.

Fazer algumas mudanças no ambiente em que o idoso vive também é uma ação benéfica, segundo o médico. “Evitar degraus, colocar utensílios em locais de fácil alcance, ter a altura da cama apropriada para que se mantenham os pés no chão quando estiverem sentados, além de ter corrimãos em escadas e banheiros, evitar tapetes e pisos escorregadios podem ser soluções que evitarão uma futura queda”, afirma.

De acordo com o especialista, as quedas podem gerar traumas e medos, além de problemas físicos. “Muitas vezes eles passam a ter medo de andar e isso leva à redução da vontade de realizar as atividades cotidianas, o que piora o caso e induz, também, à depressão”, conta. Por isso, para Cechinel, acompanhá-los de perto e tomar os devidos cuidados para evitar que ocorra algo mais grave são ações fundamentais para a saúde dos mais velhos.

Da redação