00:00
21° | Nublado

Aquarelas ilustram trabalhos de artista plástica na Fundação Badesc

Nas Dunas, de Daniela Vicentini (FOTO: Divulgação)

Publicado em 24/07/2014

A Fundação Cultural Badesc abre na próxima quinta-feira, 31/07, às 19h, a exposição M ar, de Daniela Vicentini, selecionada pelo edital da casa para o Espaço Fernando Beck. A artista apresenta aquarelas e trabalhos tridimensionais feitos com feltragem artesanal. O título da exposição M ar indica um espaço entre. Entre a paisagem e a possibilidade de (re)apresentação por meio das técnicas da aquarela e da feltragem.

As aquarelas são feitas por meio da observação direta de Daniela sobre a paisagem. Atenta à passagem do tempo, ao clima, faz parte do seu processo rever e pintar outra vez um mesmo motivo. Por isso, o trabalho é feito em várias folhas de papel e por sobreposições de pinceladas feitas em diferentes dias. Outras aquarelas nascem como réstias de memórias da observação de algo. As feltragens ganham o espaço tridimensional, mas mantém diálogo com as cores, a atmosfera e a leveza das aquarelas.

A visitação acontece até 21/08, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. A Fundação Cultural Badesc fica na rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro. Mais informações: 3224-8846. O acesso é gratuito.
 
A artista

Daniela Vicentini fez pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba. Estudou a obra de Waltercio Caldas no mestrado em História Social da Cultura, pela PUC-Rio. Realiza curadorias e escreve textos para catálogos e livros de artistas. É uma das vencedoras do prêmio editorial Iberê Camargo e junto com outros dois autores publicou Tríptico para Iberê (Cosac Naify, 2010). Em parceria com Fernando Burjato, é autora de Arte Brasileira nos Acervos de Curitiba (Segesta, 2010).

Da redação