00:00
21° | Nublado

Beiramar Shopping recebe a exposição ‘Portugal-Brasil: Paraísos em Chamas’

(Foto: Divulgação)

Publicado em 18/10/2016

De 19 a 31 de outubro o Beiramar Shopping abre espaço para mais uma grande demonstração artística. No período o shopping recebe a exposição ‘Portugal-Brasil: Paraísos em Chamas’ do artista plástico luso-brasileiro Miguel Noronha, que assina com o nome artístico de Mignor.

A mostra reúne 20 quadros com uma variedade de técnicas: de infografias (desenhos digitais) a tintas acrílicas sobre tela e papel de alta gramatura, todos com uma linha de desconstrução de imagens. O que o autor busca é uma releitura da realidade, transportando para seu trabalho um misto de alegria – com a explosão das cores, com a inquietação da busca constante por um mundo melhor, com um misto de diversão e denúncia.

Exposição de Gaudí recebe mais de 22 mil visitantes

Artista luso-brasileiro, de origem portuguesa, nasceu em Angola em 1970 e veio para Florianópolis em 1975. A partir de 1991 foi estudar na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde se formou em Pintura. Também estudou na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Segundo o artista, as obras que compõem a exposição foram produzidas na atual conjuntura, na qual apenas um por cento da população possui metade da riqueza do planeta. “Neste contexto, é possível encontrar na exposição a ansiedade e a angústia desesperada dos milhões de seres humanos excluídos pelo capitalismo festivo”, afirma Mignor.

O nome Portugal – Brasil: Paraísos em chamas faz referência aos países que estão conectados, não apenas no percurso pessoal do artista luso-brasileiro, mas também historicamente. Para Mignor, “procura-se o calor da chama, o incêndio dos desejos e das promessas não cumpridas. Ainda está por concretizar a modernidade do bem-estar para todos.

E se existe a metáfora do fogo enquanto cor e forma visual, também é possível vermos o seu elemento contrário: a água oceânica que separa as duas nações”.  Além disso, o nome tem uma relação intrínseca com a realidade do artista, que divide seu tempo entre ações no Brasil e em Portugal. Uma exposição que tem como proposta levar o público a reflexão sobre a realidade e sobre como recriamos cenários e contextos a partir de nossa grande bagagem de vivências.

Serviço:

O que: exposição ‘Portugal-Brasil: Paraísos em Chamas’

Quando: 19 a 31 de outubro

Onde: piso L1 – Beiramar Shopping

Horário: das 10h às 22 horas

Entrada gratuita

 

 

Da Redação