00:00
21° | Nublado

Biblioteca solidária: pessoas em situação de rua têm acesso a literatura em Florianópolis

Foto: Leonardo Souza/PMF

Publicado em 17/06/2020

O serviço de abrigo provisório e temporário municipal Passarela da Cidadania, da Prefeitura de Florianópolis, atende em conjunto com voluntários do Somar Floripa e coletivos organizados denominado “Rede com a Rua” em média, nesta Pandemia, 300 pessoas diariamente. Além das 4 refeições diárias, pernoite, e higiene pessoal, o espaço oferece também uma pequena biblioteca para quem está acolhido. Os livros, que chegam por meio de doações, servem de combustível para amenizar os dias de isolamento por conta do novo Coronavírus. 

Michele dos Santos tem 44 anos e está em situação de rua desde março. Ela utiliza os livros oferecidos na Passarela para conhecer mais sobre leis, e assuntos de espiritualidade. "Eu gosto muito de ler livros espíritas, livros sobre leis, eu gosto de tudo. É muito bom até para passar o tempo aqui", comenta.

A população em geral, pode contribuir também com essa ação, doando livros, a entrega pode ser diretamente na Passarela da Cidadania, na parte inferior a Passarela do Samba Nego Quirido, no Centro de Florianópolis. 

Mais de 250 refeições diárias

O abrigo da Prefeitura de Florianópolis, Passarela da Cidadania, oferece diariamente mais de 250 refeições diárias para pessoas em situação de rua da capital. O número foi ampliado desde o início da pandemia de Covid-19, graças à parceria entre voluntários da Rede Solidária Somar Floripa e união de entidades da sociedade civil intitulada "Rede com a rua". A aplicação garante alimentação e isolamento para este público. 

Elvis Torres hoje é colaborador do espaço, mas, já esteve em situação de rua. O cubano chegou na cidade, onde ficou em situação de rua no começo de março, e após se voluntariar no espaço foi contratado pela entidade que atua no local, a Associação Braços Abertos. "Eu gosto daqui porque sempre há comida, de manhã, tarde, noite, sempre temos algo para comer. Estou feliz de estar em Florianópolis e recomeçar", comenta Elvis. 

O cardápio oferecido no espaço é elaborado por uma profissional de nutrição, que inclui todas as proteínas e vitaminas necessárias para os acolhidos na Passarela. Semanalmente, as composições são alteradas, sempre de maneira que supra as necessidades nutricionais.

Livres da Covid-19

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, até o momento nenhuma pessoa em situação de rua na capital teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. O dado é o resultado do isolamento proposto na Passarela e de um hotel no centro da cidade onde os pacientes com suspeita ficam isolados e fazem o teste para a doença caso seja preciso.

Da redação