00:00
21° | Nublado

Bienal Brasileira de Design promove oficina de tipografia popular em Florianópolis

Atividade realizada em oficina anterior (Foto: Reprodução)

Publicado em 15/06/2015

No dia 27/6 (sábado), o estúdio de design Pictorama, em parceria com o designer Vinicius Guimarães, realiza a Oficina de Tipografia Popular “Vernaculando”, das 9h às 18h, no campus Florianópolis Ilha, da Universidade do Vale do Itajaí Univali. O objetivo é abordar conhecimentos teóricos e práticos da tipografia vernacular, letras escritas à mão, criadas sem compromisso com as convenções do design culto. O evento faz parte da programação paralela da Bienal Brasileira de Design.

Para ampliar a experiência, os organizadores promoverão um "safári tipográfico", uma visita guiada no Largo da Alfândega e no Mercado Público de Florianópolis. Na ocasião será necessário registrar, por meio de câmeras fotográficas ou celulares, as letras populares contidas nesses locais. Essas informações servirão como inspiração para o projeto que será elaborado por cada um dos participantes, no fim da oficina.

Inscrições

Para participar da oficina, o interessado precisa acessar o site: http://pictorama.com.br/vernaculando e se inscrever. Os valores da inscrição são: R$ 220 (até 19/6) e R$ 250 (após 19/6). É necessário que o participante leve sua própria câmera fotográfica digital ou celular com câmera.

Design vernacular

A palavra “vernacular” é originalmente utilizada para denominar linguagens e culturas nativas de um local, país ou região. No design, o vernacular seria composto pelos trabalhos de pessoas que não pertencem à esfera culta da atividade, e que consequentemente estão intimamente ligadas às realidades locais em que foram concebidos. 

Safári Tipográfico

A busca por referências vernaculares será feita em um safári tipográfico, ou seja, uma visita guiada pelo Mercado Público de Florianópolis e pelo Largo da Alfândega. Ao longo do percurso, letras com características locais serão “caçadas” ou melhor dizendo, fotografadas pelos alunos. Todo o material servirá como inspiração para os projetos que desenvolverão sob orientação do facilitador, Vinicius Guimarães.

Da redação