00:00
21° | Nublado

Casa de apoio Vovó Gertrudes é inaugurada na capital

Crédito: Alessandro Darabas

Publicado em 28/05/2014

Foi inaugurada ontem, terça-feira (27/05), a Casa de Apoio Vovó Gertrudes, da Associação de Voluntários da Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão – AVOS. O local atenderá até 60 pacientes e acompanhantes simultaneamente. O Instituto Ronald McDonald é um dos investidores do projeto, tendo destinado R$1,9 milhão por meio das campanhas McDia Feliz e cofrinhos para a construção do espaço, compra de móveis e equipamentos.

Além de suprir as necessidades dos jovens pacientes advindos de regiões distantes do Estado de Santa Catarina, a Casa de apoio também oferece estadia, alimentação, transporte e apoio psicossocial às crianças e adolescentes que se encontram em tratamento contra o câncer no Hospital. O evento contou com a presença de Rosemary Sanz, Diretora da CONIACC – Confederação Nacional das Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer; Murillo Capella, Diretor Geral do Hospital Joana de Gusmão; e Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

A casa

A casa de apoio Vovó Gertrudes será o principal centro de acolhimento do Estado de Santa Catarina a receber pacientes vindos de outras cidades para tratamento. Com 1,826 m², o novo local conta com 22 quartos, sala de estar, biblioteca, refeitório, brinquedoteca, administração e outros. O Hospital Infantil Joana de Gusmão é referência estadual para patologias de média e alta complexidade.

Somente em 2010, o hospital realizou 6.541 aplicações de quimioterapia, 5.119 atendimentos ambulatoriais e 964 internações. No entanto, aproximadamente 50% dos pacientes atendidos vêm de fora da região da grande Florianópolis, gerando essa necessidade de acolhimento para os familiares e acompanhantes que não tem onde ficar no caso de permanência da criança para tratamento.

Da redação