00:00
21° | Nublado

Cervejas especiais para aquecer: saiba quais são os estilos mais indicados para o inverno

(Foto: Divulgação)

Publicado em 23/06/2017

 Com a chegada da estação mais fria do ano, é comum o consumo de pratos quentes e mais consistentes. E quando se trata de bebidas, a cerveja também combina bem com a estação. O inverno é uma ótima oportunidade para degustar cervejas especiais, que combinam com o clima mais frio e com a culinária da região Sul do país.

O beer sommelier, Samuel Hoshino, explica que, geralmente, na época de frio, as cervejas mais encorpadas e com maior teor alcoólico são ótimas opções para consumo. “A percepção do brasileiro sempre foi de que a cerveja tem que refrescar e,por isso, a gente sempre pensa em tomá-la no verão. Nesse raciocínio, fica difícil beber uma cerveja muito alcoólica e encorpada na praia, certo? Mas é importante pensar que cada estilo de cerveja têm condições e ocasiões diferentes de consumo. Durante o inverno, uma cerveja mais forte pode ser uma boa opção”, comenta Hoshino.

Uma curiosidade é que as cervejas devem ser servidas em diferentes temperaturas, independente da estação do ano. “O ideal é pensar em uma temperatura na qual a cerveja possa te entregar os melhores sabores”, explica o beer sommelier. 

Harmonização

O inverno é uma estação convidativa para o consumo de pratos mais suculentos. Inclusive, existe uma variedade de cervejas especiais que combinam com o clima mais frio e com as comidas típicas desta estação do ano, como pinhão, feijoada, costela e fondue de carne. Confira o infográfico abaixo e escolha a sua harmonização.

 

Da Redação