00:00
21° | Nublado

Comcap reforça logística para coleta de lixo no verão

Foto: Divulgação/Comcap

Publicado em 15/01/2015

Dez novos caminhões compactadores da Comcap estão sendo usados no Norte da Ilha para dar conta de uma produção diária de até 400 toneladas de resíduos, é o que informa a companhia. Segundo a assessoria de imprensa, esse volume é praticamente o mesmo recolhido em toda a cidade na baixa temporada. A produção de resíduos na capital alcançou pico de produção no dia 5 de janeiro, quando foram recolhidas 1.093 toneladas em Florianópolis. Na média de janeiro, a produção tem-se mantido em 700 toneladas/dia. Na baixa temporada, cai para 450 toneladas/dia.

“No Verão, temos 51 roteiros de coleta por dia e muito mais movimento na cidade, é natural que ocorram algumas falhas ou atrasos. Mas a firme decisão da direção da Comcap é dar pronta resposta aos problemas. Para isso temos contado com o esforço e a competência dos empregados da companhia”, aponta o presidente Acácio Garibaldi Filho.

O diretor de Operações, Marius Bagnati, acrescenta que, com novos equipamentos como quadriciclos e caçambões, e a limpeza noturna das praias, a Comcap conseguiu esse ano melhorar a produtividade e diminuir os custos e o esforço físico dos trabalhadores na limpeza da orla. Com a nova logística, o número de pessoas contratadas temporariamente diminuiu para um terço e o tempo gasto nas atividades também. Porém, a companhia alerta que esta época do ano é crítica porque o desempenho está relacionado à mobilidade urbana. Nessa temporada, a empresa inovou com a descentralização dos roteiros para o Norte da Ilha, para perder menos tempo no trânsito.

Vidro na coleta seletiva

A coleta seletiva de vidro por entrega voluntária, lançada em dezembro pela Comcap, teve alto desempenho. Nas duas primeiras semanas de janeiro, já foram recolhidos 2.380 quilos de vidro nos 10 contêineres instalados nos bairros do Continente.

Da redação