00:00
21° | Nublado

Como despertar nas crianças o interesse pela leitura?

Especialista orienta os pais a prestar atenção ao ler uma história para as crianças (Foto: Reprodução)

Publicado em 26/07/2016

O brasileiro lê muito pouco, apenas 4,96 livros por ano. Esse fato foi constatado pela quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Para completar, o estudo mostrou ainda que o incentivo para reverter a situação é baixíssimo. Por exemplo, 67% da população não recebeu qualquer apoio de alguém para abrir um livro sequer. 

Para o professor, coordenador pedagógico e fundador do blog “Como educar seus filhos” Carlos Nadalim, o hábito da leitura deve vir de casa. Segundo ele, para combater a falta de interesse, os pais precisam contar mais histórias em voz alta para as crianças. O especialista conta que muitas vezes esse é o grande momento do dia dos filhos por ser uma ocasião de descobertas e também da aproximação da família. “ Minha primeira dica é que leiam em voz alta, para eles mesmos, o livro escolhido”, diz. 

Por que fazer isso? "Para se familiarizar com a narrativa, é preciso dominar a história antes de lê-la. Isso porque os pequenos percebem quando o pai ou a mãe está lendo por ler uma determinada história. Elas sabem quando estamos fingindo interesse. Evite isso a todo custo", relata. Outro ponto a ser analisado, segundo Nadalim, é que o texto precisa ser interessante para o leitor e para o ouvinte. Ele enfatiza a importância de se colocar no lugar das crianças e observar se o conteúdo é instigante e se a sonoridade é agradável. “Caso seu filho tenha certa idade, será capaz de entender o significado de determinada palavra em outros contextos”, orienta.  

Por esse motivo, ele sugere sempre fazer uma leitura prévia. Segundo o professor, isso permite ver se existe algum ponto do texto que deva ser omitido ou que não mereça destaque. "Muitas vezes, nós, pais, pegamos o primeiro livro que temos à mão e fazemos a leitura. Surge então um trecho ou palavra que você julga inadequado para a criança naquele momento e você acaba lendo sem pensar. Ela então ouve o que você disse e começa a repetir", diz.   

Nadalim ressalta também que a ilustração merece cuidados. Os pais devem ter a percepção se o desenho vai atrair a criança e chamar a atenção dela. Ele enfatiza ainda o fato de se ao longo da história há frases repetidas. "As imagens conseguem manter o interesse dos pequenos, por incrível que pareça. Quando você lê histórias em que as frases se repetem, isso cria expectativa na criança, ela espera por essa repetição. Trata-se de um recurso interessante para a leitura em voz alta”. 

Da redação