00:00
21° | Nublado

Confira três passos para entrar no mundo dos vinhos

(Foto: Divulgação)

Publicado em 21/10/2016

O mundo dos vinhos pode ser considerado muito complexo por conta dos diferentes teores e aromas.  Conheça alguns passos para quem não sabe nada sobre vinhos, mas deseja entrar nesse mundo: 

1.    Produção do vinho e os tipos de uva

 O vinho é tradicional e muito consumido em várias partes do mundo. Trata-se de uma bebida de teor alcoólico mediano, que emerge a partir da fermentação das uvas; tal processo de fermentação é o responsável pela variação de sabor. As uvas, por sua vez, podem ser de diferentes tipos, como Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah, Chardonnay, entre outras. As formas de cultivo da uva variam em cada região do mundo.

2.    Classificação dos vinhos

Os vinhos são classificados em espumantes, rosés, brancos e tintos. Isso se deve aos diferentes tipos de uvas utilizadas no processo de fermentação. Chama-se “varietal” o vinho que tem a predominância de um tipo de uva específico em sua composição.

Leia também:

Premiações de vinhos: dá pra confiar?

Vinhos e cervejas: muito em comum

3.    Combinação dos vinhos com pratos

Os vinhos devem ser harmonizados corretamente com os alimentos. Veja abaixo algumas dicas:

Tinto x branco: Esses dois tipos são os mais comuns e mais consumidos. Antes de mais nada, o que você precisa saber sobre eles é que o vinho tinto combina com refeições, enquanto o branco é mais refrescante e, geralmente, é servido com aperitivos ou pratos leves, como entradas e saladas. Veja algumas opções:

Peixes e frutos do mar: opte por um vinho branco, como Sauvignon Blanc;

Massas: Isso dependerá do molho. Uma massa com molho bolonhesa, por exemplo, combina melhor com vinhos tintos, como Cabernet;

Carne bovina: Geralmente, harmoniza bem com vinho tinto, como Merlot.

Frangos: prefira vinho branco, como Chardonnay.

Por fim, não deixe de pedir dicas sobre os melhores acompanhamentos para um sommelier. A coluna mensal sobre vinhos de Eduardo Araújo traz novidades sobre o assunto nas edições do Imagem da Ilha.