00:00
21° | Nublado

Conheça os benefícios do Pilates

(Foto: Divulgação)

Publicado em 13/10/2016

A prática do Pilates é perfeita para uma vida mais saudável e uma rotina mais produtiva, além de auxiliar no combate de dores, prevenir doenças e trazer bem-estar, o exercício tem como princípios a respiração e o acionamento do centra da força, que pode combater a ansiedade e o estresse. Conheça nove benefícios que podem ser absorvidos ao inserir essa atividade no cotidiano.

Diminuição do estresse e ansiedade

O princípio da respiração é a base dos exercícios do pilates por meio dele, adquire-se um novo ritmo respiratório e consequentemente a elevação dos níveis de concentração. No decorrer das aulas o aluno adquire maior controle sobre o seu corpo e suas ações, fato que é transportado ao cotidiano fazendo com que o estresse e a ansiedade sejam diminuídos.

Combate de dores

Por meio da prática dos exercícios é possível promover um realinhamento da coluna e fortalecimento do abdômen, o que contribuem para solução de diversas patologias, além disso, ao trabalhar os músculos como um todo pode-se prevenir lesões de forma geral.

Melhora a respiração

Com a prática do Pilates e o princípio da respiração, o individuo aprende a respirar de forma correta sem gerar o bloqueio do músculo do diafragma, trazendo bem-estar.

Flexibilidade

Por meio do alongamento global do corpo é possível trabalhar a extensão dos músculos e articulações, que traz benefícios para o dia a dia em simples atividades como abaixar para pegar um objeto do chão, ou amarrar os sapatos.

Melhora na postura

Por meio de exercícios com alongamento axial, ou seja, a coluna alinhada e alongada durante toda a prática dos exercícios, adquire-se maior força dos músculos que sustentam a lombar e consequentemente a postura no cotidiano é alterada, gerando benefícios.

Tonifica os músculos

O grande diferencial desta atividade é o fortalecimento muscular de forma global e não segmentar, ou seja, durante o exercício ocorre a ativação simultânea de diversos grupos de forma integrada.

Coordenação motora

Por meio dos exercícios é possível adquirir mais equilíbrio e melhora da percepção dos objetos, sendo transportado para o nosso dia a dia e influenciando em nossas atividades.

Desempenho na corrida

Para realizar a prática da corrida, o corpo precisa de um preparo a fim de evitar lesões, com o auxílio do pilatespor meio da respiração, concentração, fortalecimento global, principalmente dos músculos estabilizadores será possível fazer com que o corpo alcance melhores resultados.

Previne fraturas osteoporóticas

O método auxilia no aumento de força muscular, que comprime e fortalece a estrutura óssea, além de melhorar a coordenação motora e auxilia o corpo a ter equilíbrio, um grande aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela osteoporose.

Para ler mais matérias sobre saúde clique aqui