00:00
21° | Nublado

Consultora dá dicas de enfeites de Natal feitos à mão para decorar a casa

Foto: Divulgação

Publicado em 15/12/2015

Há menos de um mês para o Natal, muitas casas já se preparam para a data. Árvores começam a ser montadas, luzes contornam e destacam a decoração, enfeites de todos os tipos tomam espaços, como portas e mesas. Esse é o momento de deixar cada cantinho mais charmoso e alegre utilizando pequenos detalhes que podem ser feitos por você mesma. A ideia é abusar da criatividade e das técnicas artesanais para garantir peças únicas.  “São inúmeras possibilidades de artesanato para esta época do ano. O patchwork é um dos trabalhos mais utilizados e que, além de deixar sua noite de Natal mais colorida e bonita, pode ajudar quem precisa de uma renda extra”, comenta a consultora da Círculo S.A., empresa que fabrica fios e linhas, Simone Scottini. 

Jogo americano - com pequenos retalhos de tecido, você pode  criar uma peça exclusiva e cheia de estilo para deixar sua mesa de jantar no clima do Natal. Um americano mede em média 35cmx45cm, você pode usar um tecido com o tema central usando a medida 25cmx35cm e trabalhar outra estampa na lateral onde os talheres deverão ficar. Essa medida é variável, mas pode ser uma tira de 12cmx35cm e mais uma faixa de 7cm para fazer o contorno da peça (viés). Para esconder as emendas/costuras faça o uso da sianinha ou do passamanaria, para deixar o acabamento perfeito e a peça ainda mais bonita.

Porta panetone – o enfeite pode se transformar também em um arranjo. É feito com uma1 faixa de 13cmx55cm de tecido de Natal e para decorar utilize 60cm de passamanaria e 40cm de cadarço chato. Fácil de fazer e faz toda diferença na sua ceia de Natal.

Trilhos e centro de mesa – use a criatividade nessas peças e o sucesso será garantido. Aproveite sobras pequenas de tecidos em estampas Natalinas e cores lisas, aviamentos como sianinha, bordado inglês, fita de cetim, botões e crie uma peça que só você terá.

Almofadas - São muito fáceis de serem confeccionadas, utilizam pouco material e têm um resultado final bem interessante. O segredo é misturar estampas, aplicar aviamentos  e criar algo novo e único. Esta peça pode ser feita com apenas duas horas de trabalho.