00:00
21° | Nublado

Etiqueta no Verão - É preciso respeitar o próximo também na praia

Foto: reprodução

Publicado em 27/01/2015

Verão é época de férias, descanso e viagens. Nem sempre a praia é um lugar de sossego, e por ser um local público é fundamental o respeito e boa educação com o próximo.

Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Cerimonial Público e Privado e Marketing Pessoal, salienta que bons modos à beira d’agua demonstram consideração. Todos devem respeitar os limites para guarda sol e cadeiras, e a preocupação com ações simples como secar-se cuidando para não lançar areia nas pessoas ao redor são relevantes.

“Até mesmo ao praticar um esporte é bacana escolher um local vazio para não atrapalhar os banhistas, e é primordial recolher seus pertences e o lixo ao ir embora”, comenta a profissional.

Lazer em piscinas

A especialista dá dicas para o lazer nas piscinas: “Devemos evitar excesso de óleo de bronzear para não poluir a água; e quando convidado por um amigo para um evento na sua casa que inclui banho de piscina, lembre-se de levar sua toalha, protetor solar, óculos, chapéu e jamais leve animais”.

Hotéis e viagens de navios

Maria Inês também orienta que em hotéis ou viagem de navios também se deve ter um comportamento que leve em consideração o coletivo. “É deselegante circular nos restaurantes apenas com trajes de banho. Hoje em dia existem belas saídas de praia que parecem vestidos para mulheres, e os homens devem colocar camiseta, shorts ou bermuda sobre as sungas”, complementa.

 Da redação