00:00
21° | Nublado

Exposição: Resgate da história através de rádios antigos

Crédito de imagem: Divulgação

Publicado em 26/02/2015

A transmissão de informações através das ondas de rádios revolucionou o mundo antes mesmo do ano 1900. Mais de cem anos depois, os equipamentos usados ao longo dos anos se tornaram relíquias e são motivo de orgulho para os colecionadores. O Continente Shopping vai resgatar um pouco da história da comunicação com uma exposição de rádios antigos a partir de segunda-feira, 02/03. Serão 23 modelos, dos anos 30 a década de 80, que estarão expostos para visitação gratuita.

O acervo de equipamentos é do servidor público Edson José Paulo. Ele adquiriu o primeiro rádio antigo em 1979 e, desde então, reúne modelos que somam quase um século de história. Um dos aparelhos tem um valor especial. “Era do meu pai. Quando eu tinha cinco anos, ele ligou o rádio e ninguém sabia de onde vinha a voz que saía daquela caixa de madeira”, lembra.

Os objetos fizeram parte da vida de Edson que, hoje em dia, garimpa peça pela internet e lojas antigas para consertar e deixá-los sempre funcionando. “Já demorei um ano e meio para encontrar uma peça, mas é uma forma de preservar a nossa cultura”, comenta. Além dos rádios, ele colecionada também bicicletas antigas e máquinas de costura.

Da redação