00:00
21° | Nublado

Fatma lança campanha por praias mais limpas


Publicado em 07/08/2013

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) lança no dia 8 de agosto a campanha “Coleta de Esgoto Adequada – Faça a sua parte”. A campanha educativa é voltada aos moradores do litoral catarinense para que não realizem o descarte incorreto de efluentes, uma das principais causas para a poluição das praias.

O lançamento será na Lagoa da Conceição, às 14h, com distribuição de cartilha sobre a ligação correta de esgoto e atividades para as crianças, como o ecoônibus e peça teatral.

A ação faz parte da operação iniciada pela Fatma, em fevereiro, para melhorar a balneabilidade das praias catarinenses. Além de educação ambiental, a Fundação reforçou a fiscalização contra esgotos clandestinos, marinas irregulares e caminhões limpa-fossa sem licença ambiental.

Para o presidente da Fatma, Gean Loureiro, a fiscalização é importante, no entanto é preciso ir mais além, evitando o dano: “Queremos prevenir e não agir sobre a conseqüência. Para isso, vamos investir na educação e, consequentemente na prevenção”.

Selo Verde
Seguindo a linha da educação ambiental, a Fundação quer incentivar os estabelecimentos comerciais a aderirem às práticas mais sustentáveis. Por isso, foi criado o “Selo Verde da Fatma” e, na Lagoa, o “Selo Verde Amigo da Lagoa”, onde a Fundação vai reconhecer, com base em uma tabela de critérios, os estabelecimentos que contribuem para um mundo mais sustentável e uma Lagoa da Conceição mais preservada.

Para Gean Loureiro, a intenção é incentivar as boas práticas: “Todos tem que respeitar o meio ambiente, mas, aqueles que fazem um esforço a mais merecem um reconhecimento”. Os critérios variam desde a utilização de materiais renováveis até a captação de luz solar. Os pontos variam de 3 a 5 e a pontuação máxima pode chegar a 40. Para ganhar o Selo, é preciso que o estabelecimento atinja o mínimo de 60%, ou seja, 24 pontos.


Serviço
O que: Lançamento da campanha de educação ambiental por praias mais limpas e do Selo Verde Fatma.

Quando: 08 de agosto, às 14h

Onde: Lagoa da Conceição - Rua Henrique Vera do Nascimento, Praça.

Da Redação