00:00
21° | Nublado

Filmes de Shakespeare no Cineclube da Fundação Cultural Badesc

Cena de Hamlet (Foto: Divulgação)

Publicado em 20/05/2015

A programação do Cine ART 7, na Fundação Cultural Badesc, deste mês de maio contempla a exibição de filmes baseados na obra de William Shakespeare. Hoje, 20/05, é a vez de Rei Lear e na próxima quarta-feira, 27/5, será apresentado Hamlet. A exibição dos filmes inicia às 19 horas.

O escritor, filósofo, poeta, tradutor e membro da Academia Catarinense de Letras, Júlio de Queiroz, promoverá palestras sobre temas relacionados a Shakespeare e a Inglaterra nos dias das exibições. O acesso ao Cineclube é gratuito e a administração da Casa pede que os interessados em participar da programação cheguem com meia hora de antecedência para a retirada de senhas.

Shakespeare (1564-1616)

É considerado o maior dramaturgo da língua inglesa e um dos mais influentes do mundo ocidental. Suas obras, que permanecem atuais, consistem em 38 peças, 154 sonetos, 2 poemas narrativos e diversas outras poesias. O Bardo de Avon (em referência ao seu local de nascimento, Stratford-upon-Avon), teve tradução de suas peças em praticamente todas as línguas modernas. Produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613.

As primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século  XXVI. A partir de então escreveu tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, obras-primas da língua inglesa. Em sua última fase, escreveu um conjunto de peças classificadas como tragicomédias ou romances.

Filmes

Rei Lear: Lear, idoso rei da Bretanha, é fadado à tragédia ao rejeitar sua esposa e decidir que não será mais corrupto e que não irá tolerar mais os caprichos de seus filhos. Decide dividir o reino entre seus três filhos egoístas.

Tema da palestra: O Enredo espelho – Glocester: Edmundo e Edgard - Rei Lear.

Hamlet: Príncipe da Dinamarca procura vingar a morte do pai, pois o fantasma do rei narra que foi assassinado pelo irmão, que assumiu o trono e casou com a mãe de Hamlet.

Tema da palestra: Caliban e Ariel (A Tempestade)

Da redação