00:00
21° | Nublado

Gratuito: Filme Quase Samba retrata temas sensíveis e será exibido na Fundação Badesc

Foto: Divulgação

Publicado em 29/07/2015

Nesta sexta-feira, 31/7, às 19h, será exibido no Cineclube da Fundação Cultural Badesc, Quase Samba, com entrada gratuita. Premiado em 2013 no Festival de Cinema do Rio, somente em junho o filme foi lançado em circuito nacional. O filme trata de vários temas sensíveis como violência à mulher, os diversos formatos de família, violência policial e diversidade sexual.

O primeiro longa do cineasta mineiro Ricardo Targino tem no elenco João Baldasserini, Leandro Firmino da Hora, Mariene de Castro, o cantor Otto e Cadu Fávero. Com vasta experiência na direção de curtas, Targino estreia em longas apresentando uma mistura de realidade e ficção por meio de um narração feita por Arnaldo Antunes e com o auxílio de músicas que ajudam a montar a trama.

A exibição do filme na Fundação Cultural Badesc integra a proposta de Targino em exibir o filme por meio de cineclubes e espaços alternativos, promovendo desta maneira, o acesso a um público que muitas vezes não pode pagar para assistir produções artísticas. Após o filme haverá debate com a participação do cineasta catarinense Alexander Siqueira e da apresentadora Selma Light.

O filme

Quase Samba conta a história do último mês de gravidez da sambista Teresa (Mariene de Castro), uma cantora de rádio que mora na Baixada Fluminense e que está dividida entre dois homens que acreditam ser o pai da criança: um hacker (João Baldessarini) e o miliciano Fernando (Otto). Ao particular duelo entre os dois pretendentes, soma-se Shirley (Cadu Fávero), o fiel escudeiro da cantora, um crossdresser com quem Tereza mora e cria o primeiro filho. 

Nas relações entre os personagens, aparecem questões sociais relevantes como núcleos de afeto longe do convencional, o feminicídio e a violência contra a mulher, o machismo arraigado na sociedade, a experiência de cidade com suas milícias, a luta cotidiana pela vida. A classificação é 12 anos. Veja mais no trailer AQUI.

A Fundação fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.

Da redação