00:00
21° | Nublado

Índice do Custo de Vida de Florianópolis em novembro tem alta

Aumentos na tarifa de energia elétrica e no preço dos combustíveis para veículos influenciaram resultado do mês (Foto: Reprodução)

Publicado em 07/12/2016

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) divulgou nesta quarta-feira (07/12), o Índice de Custo de Vida na Capital em novembro: 0,28%. Os dados para o índice do mês foram coletados entre 29/10 de outubro e 28/11 deste ano. Os números do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mostram que o resultado foi 0,48 ponto percentual inferior ao de novembro de 2015 (que registrou 0,76%). Em comparação com o mês anterior, houve elevação de 0,37 ponto percentual – outubro teve deflação de -0,09%.

A variação acumulada nos últimos doze meses é de 7,38% e, nos onze primeiros meses deste ano, a soma alcançou 6,50%.  O resultado foi influenciado pelas variações no grupo Alimentação (0,07%), Produtos Não Alimentares (1,40%, puxada pela alta de 5,04% nos combustíveis para veículos) e Serviços Públicos (0,85%, consequência do aumento de 3,48% na tarifa de energia elétrica). O grupo Outros Serviços não apresentou variação.

No grupo Alimentação, houve aumento nos produtos industrializados (1,05%, impactado especialmente pelos derivados do leite) e queda nos hortifrutigranjeiros (-1,74%) e nos produtos de elaboração primária (-1,28%). Confira o relatório mensal e a série histórica do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Capital na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Custo de Vida de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

Da redação