00:00
21° | Nublado

Mostra de Paisagismo destaca novidades e tendências para jardins e espaços ao ar livre

Evento ocorre até sexta-feira, 29/08, no Shopping Iguatemi (FOTO: Divulgação)

Publicado em 25/08/2014

Até o dia 29/08 acontece no Shopping Iguatemi a 2ª Mostra de Paisagismo, que traz ambientes repletos de boas ideias para diversos tamanhos e espaços, além de palestras sobre as inovação na área. O evento ocorre na Praça de Eventos, no piso L1, com expositores integrantes do Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

O tema desta edição é “A Natureza faz a diferença”. Partindo dele, o grupo de paisagistas desenvolveu possibilidades de espaços para jardins através de projetos que misturam plantas, móveis, materiais de acabamento, objetos e acessórios.

Telhado vivo

Uma das apostas da Mostra é uma tendência já consolidada no paisagismo: o telhado vivo, que promove diversos benefícios. “As cidades estão cada vez mais condensadas e com espaços verdes reduzidos. O telhado vivo ajuda a reduzir as temperaturas internas das edificações, melhora a qualidade do ar, reduz o escoamento de águas pluviais para as vias públicas e atenua efeitos dos bolsões de calor das metrópoles” explica a bióloga e coordenadora do Núcleo de Paisagismo Maria Cecília Guinle, que também dará palestra sobre o tema.

Casinha para cachorro

No espaço da paisagista e engenheira agrônoma Raquel Melilo, a tendência aparece de forma inovadora, em uma casinha para cachorro. O modelo traz diversas vantagens como a possibilidade de colher hortaliças frescas e em uma altura em que o cachorro não alcance, garantido a integridade das folhas e o conforto térmico para o animal. “Os visitantes da Mostra que gostarem da ideia poderão encomendar casinhas personalizadas para seus bichinhos”, conta Raquel.

A visitação acontece de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo das 11h às 20h, com entrada franca.

Ciclo de palestras

Além dos espaços cheios de dicas criativas e funcionais, a programação também conta com um Ciclo de Palestras com profissionais do ramo.

- Nesta terça-feira, 26/08, o engenheiro agrônomo Fábio Klokner ministra a palestra Paisagismo Criativo - Hortas em pequenos espaços.

- Na quarta, dia 27/08, a arquiteta paisagista Jane Pilotto, Dra. em Gestão Ambiental pela UFSC, aborda o tema Casa Saudável - Fitorremediação, sobre a tecnologia que usa plantas para minimizar poluentes do meio ambiente.

- No dia 28/08, quinta-feira, a pauta será Telhados Vivos - Usos e benefícios, ministrada pela bióloga Maria Cecília Guinle. Todas as palestras ocorrem às 18h.

Sobre o Núcleo de Paisagismo

O Núcleo Setorial de Paisagismo da ACIF foi fundado em 18 de março de 2009 e tem como finalidade a união de profissionais com o intuito de desenvolver, aperfeiçoar, promover e divulgar a profissão do paisagista por formação ou atuação e empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor. Realiza eventos de interesse coletivo dos profissionais, contribuindo para uma consciência técnica, artística, ética e social dentro da atividade e legitimado sua atuação junto à sociedade.

Da redação