00:00
21° | Nublado

Operação Presença: Entidades discutem ações para temporada de verão na Capital

Joaquina será uma das praias que terão chuveiros para os banhistas (Foto: Saul Oliveira)

Publicado em 07/08/2015

Representantes das mais de 70 entidades envolvidas participaram de encontro em Florianópolis nessa quinta-feira (6/8) para discutir as ações da Operação Presença – Verão 2016, afirmando as ações bem sucedidas da temporada anterior e os pontos que necessitam ser trabalhados de forma mais intensa na Capital.

A Operação, coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, tem como objetivo alinhar as ações apresentadas pelas entidades, sendo elas divididas em quatro eixos temáticos: infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, cultura e lazer e sustentabilidade. Deste modo, a Secretaria realiza um monitoramento no decorrer da temporada para acompanhar o andamento das ações, se já foram ou estão sendo implementadas, e os resultados obtidos com elas.

Balanço

A meta é de que 90% daquilo que será planejado seja respondido pelos envolvidos na Operação, que teve início das atividades no encontro dessa quinta e o término previsto para abril de 2016, quando será realizado o balanço geral dos trabalhos.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo, o balanço da repercussão das ações na mídia, durante 2014/2015, obteve um resultado 20% mais positivo do que em 2013/2014. Os esforços para que não ocorresse a falta de energia e água, além dos esforços para garantir segurança, distribuição de pulseiras de identificação, fiscalização nas praias e a coleta de lixo foram alguns dos pontos positivos da última Operação Presença.

“Uma pequena ação, bem planejada e executada de forma correta, oferece um grande avanço para a cidade e aqueles que aqui vivem, além de melhorar a recepção dos turistas que escolhem Florianópolis como destino para descanso e lazer”, destacou a secretária de Turismo, Zena Becker.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Floripa Convention & Visitours Bureau (FC&VB), Marco Aurélio Floriani, complementou a fala da secretária, frisando que, “se a cidade é boa para nós moradores, ela é boa para o turista”.

Chuveiros

Para esta temporada, já foi firmada parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) para a instalação de chuveiros em 16 dos 20 deques que serão colocados em 12 das principais praias da cidade. Sendo elas: Jurerê, Daniela, Canasvieiras, Ingleses, Brava, Ponta das Canas, Joaquina, Mole, Barra da Lagoa, Campeche, Armação e Pântano do Sul.

A medida atende ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público Estadual após a última temporada. O objetivo do termo é fixar metas para promover a adequação do acesso a algumas praias de Florianópolis, às normas gerais de acessibilidade para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, bem como para promover uma estrutura adequada com banheiros e duchas para utilização por todos os usuários. 

Da redação