00:00
21° | Nublado

Performance artística orquestrada por máquinas será apresentada na capital

Foto: Divulgação

Publicado em 23/10/2014

O projeto chamado de “Máquina Orquestra” será apresentado no Célula Cultural Mané Paulo, nos dias 28/10 e 29/10, às 20h, em Florianópolis, com entrada gratuita). Os artistas Roberto Freitas, da Arco Projetos em arte, Marcelo Comparine (SP) e a dupla Nelson Soares e Marcos Moreira do Grivo, de Belo Horizonte testaram as possibilidades da transmissão de dados e as transcreveram em sequência de imagem, sonoridade, movimento. No palco, o grupo faz uso de computadores, câmeras de vídeo, projeções e instrumentos musicais compondo uma interação entre as linguagens, convertendo as informações em performance no espaço e tempo.

A experiência do grupo partiu da construção de dados impressos em rolo de papel perfurado, uma espécie de partitura. A leitura é feita por máquinas produzidas especialmente para a performance, com base construtiva no sistema da pianola - papel fino que contém as notas musicais reproduzidas através das marcações. “Durante as residências construímos três máquinas que leem as informações pré-programadas em bobinas de papel perfurado e transformam essa informação em pulsos elétricos binários. Essas máquinas são a parte principal da instalação”, explica Roberto Freitas. 


Nesta lógica, a sequência de sinal é transmitida a outra máquinas e computadores por meio de um hardware programado na plataforma arduino - ambiente de prototipagem eletrônica de hardware livre."Nos computadores, os sinais se transformam em som, à medida que as máquinas interpretam a programação desdobrando paisagens sonoras e ativando outras esculturas que fazem outros sons. Os artistas interagem com os sons das máquinas numa performance audiovisual que mistura artes plásticas e música contemporânea”, complementa.

Da redação