00:00
21° | Nublado

Pincéis, tintas e mãos à obra: projeto revitalizará áreas da comunidade do Monte Serrat

O projeto é inspirado no ‘Mocotó Cor’, evento que já está na nona edição e que, por meio de ações sociais, ajuda a mudar a realidade de uma das comunidades mais vulneráveis da Capital (Foto: Divulgação)

Publicado em 26/06/2017

Primeira edição do Projeto Monte Serrat Cor acontece em 01 de julho com a mobilização de mais de 100 voluntários. Além da revitalização dos espaços, serão criadas áreas de convívio, capacitação profissional e a restauração do monumento da Caixa D’Água. Projeto também melhorará a coleta de lixo para a comunidade.

Litros de tinta, pincéis, baldes, vassouras e sacos de lixo. Isoladamente, são itens que até poderiam não chamar atenção, não fazer sentido, não mudar uma realidade. Mas, quando junto a tudo isso temos um movimento de voluntariado movido pela solidariedade, sim, isso pode mudar totalmente o sentido de uma comunidade.

O projeto Monte Serrat Cor tem como objetivo levar novas cores para a comunidade, além da revitalização de áreas comuns, monumentos históricos, coleta de lixo seletiva e a criação de um espaço de convívio e de formação profissional para a comunidade. A primeira edição será realizada no dia 01 de julho, das 8h às 12h.

Seu sucesso fez com que o mesmo seja replicado para o Monte Serrat. O grande incentivador e idealizador desses projetos, o Padre Vilson Groh, que preside o IVG, instituto que leva seu nome, gosta de frisar que ações como estas mostram que a beleza vence a bruteza.

“Até hoje a comunidade do Monte Serrat é o maior gueto de população negra do Estado, bem como o local que já sofreu muito com a falta de infraestrutura, energia, saneamento. Hoje é uma região que vem crescendo, se desenvolvendo, mas que precisa sim de um olhar diferenciado da sociedade, assim como estamos fazendo no Morro do Mocotó. Nosso foco é a educação pelo trabalho, criar possibilidades para que a própria comunidade busque seu crescimento e seu diferencial”, destaca Padre Vilson Groh.

Nesta primeira edição do Monte Serrat Cor, que será realizada por cerca de 100 voluntários e moradores da comunidade, serão realizadas as seguintes ações:

- Pintura externa da Igreja;

- Pintura externa do Informa Anastácia – Central de Oportunidades do Monte Serrat;

- Pintura externa da casa onde mora o Padre Vilson Groh e que também abriga voluntários em ações sociais;

- Limpeza do terreno da Caixa;

- Revitalização do Monumento da Caixa d'Água do Monte Serrat – datado de 1909;

- Ampliação do Centro da Pastoral – embaixo da igreja;

- Centro de Voluntariado que será pintado e revitalizado - local que será preparado para cursos e treinamentos profissionais, gerando oportunidades, emprego e renda para a comunidade;

- Coleta de lixo e entulhos pesados;

- Implantação de locais para a coleta seletiva de lixo na comunidade.

Para essa primeira edição serão usados quase 400 litros de tinta. “Com esse centro de voluntariado, que também ofertará cursos de capacitação, nosso objetivo é criar condições para que a comunidade possa viver de emprego honesto, que não se tornem suscetíveis ao mundo do tráfico”, completa Padre Vilson Groh.

SERVIÇO

O que: Projeto Monte Serrat Cor

Quando: 01 de julho

Horário: 8h às 12 h