00:00
21° | Nublado

Previsão de chuva e ventos fortes em SC a partir desta quinta-feira

Alerta foi dado pela Defesa Civil e Epagri/Ciram - Foto: Reprodução

Publicado em 07/12/2016

A Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram alertam para o risco de chuvas, ventos fortes e raios em todo o estado nesta quinta e sexta-feira, 08/12 e 09/12. Não está descartada a possibilidade de granizo em pontos isolados. Os órgãos pedem atenção para as regiões de divisa com o Paraná, especificamente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Nestas áreas, o volume pode chegar a 100mm em 24 horas, sendo que o esperado para o mês inteiro varia entre 140mm a 170mm. Nas demais regiões, o volume de chuva deve ser menor, chegando a 30mm. 

Com a intensidade de chuvas estimada no Centro-Norte do Estado, há o indicativo de alagamentos pontuais nas cidades que fazem divisa com o Paraná. “São chuvas típicas de verão e, geralmente, são pancadas com trovoadas, porém volumosas para um curto espaço de tempo”, destacou o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins. 

Essa condição de chuva é favorecida pela temperatura alta e pelos valores elevados de umidade. Martins explica que as rajadas de ventos não são tão preocupantes como as que ocorreram na madrugada do último domingo, 04/12, em Florianópolis. “O evento registrado em Florianópolis é bem atípico, e o último semelhante a ele aconteceu em 2005”, explica.

Na sexta-feira, 09/12, o dia começa com variação de nuvens, mas a chuva volta a todas a regiões no período da tarde. Os indicativos são de que a chuva persista também no sábado, 10/12, mais forte na madrugada e manhã, escpecialmente no Norte do estado.

Da redação