00:00
21° | Nublado

Secretário da Segurança Pública relaciona ataques em série em Florianópolis à intensificação do policiamento

Foto: Reprodução

Publicado em 26/04/2017

Na manhã desta quarta-feira-feira, 26/04, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, voltou a se reunir com o gabinete de crise para tratar dos ataques ocorridos na noite dessa terça-feira e madrugada desta quarta em Florianópolis. “Evitamos a terceira chacina em Florianópolis”, disse Grubba. Segundo ele, a ação foi imediatamente repelida pelo forte aparato policial montado na região do Bairro Monte Cristo. Faccionados invadiram a área para tomar pontos de drogas. Houve troca de tiros com integrantes da facção rival e a PM agiu rápido. A partir daí os criminosos iniciaram a série de ataques disparando contra unidades policiais e provocando incêndios. Uma pessoa foi ferida a tiros e levada para o hospital. Houve também prisões e apreensão de armas.

O secretário relaciona a intensificação do policiamento ostensivo e o trabalho de investigação feito pelas forças de Segurança Pública aos ataques da noite passada. Das 21h às 3h40 foram registrados 11 ataques criminosos.(veja relação abaixo) "Estamos atentos e vamos manter nossa estratégia de policiamento ostensivo, em áreas vulneráveis”. Participaram da reunião o secretário adjunto da Segurança Pública, delegado Aldo Pinheiro D’ávila; comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Paulo Henrique Hemm; delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, e o diretores da Polícia Militar e Polícia Civil.

Ocorrências:

DISPARO DE ARMA DE FOGO

No dia 25/04, por volta das 21h00, na Rua Delminda Silveira, bairro Agronômica, foram efetuados disparos de arma de fogo na base de Grupamento de Polícia de Choque. Não foi possível verificar características dos suspeitos como também não se tem informações de veículos envolvidos. Nenhum policial foi atingido. Nesse mesmo horário, na R. Prof. Adir Faísca, bairro Saco dos Limões, foram efetuados disparos de arma de fogo na 2ª Delegacia de Polícia da Capital. Segundo informações, foi utilizada uma motocicleta de cor branca, ocupada por dois suspeitos, para efetuar a ação.

ARROMBAMENTO A ESTABELECIMENTO BANCÁRIO

No dia 26/04, por volta das 00h20, na Servidão Paulo Joas Nogueira da Silva, Campeche, ocorreu um arrombamento na agência do Banco do Brasil. No local a guarnição conversou com um senhor que trabalha na empresa de segurança e constatou o arrombamento do caixa eletrônico de emissão de cheques. Nenhum suspeito foi encontrado. A guarnição lavrou o boletim no local.

INCÊNDIO A ÔNIBUS DE TURISMO

No dia 26/04/2017, por volta das 01h30, na Rua Professor Adolfo Medeiros dos Santos, Canasvieiras, ocorreu um incêndio a um ônibus de turismo que estava estacionado próximo a 7ª DP. O proprietário foi acionado pela guarnição para tomar as devidas providências.

INCÊNDIO CRIMINOSO

No dia 26/04/2017, por volta das 02h20, na Av. Gov. Gustavo Richard, Centro, ocorreu um incêndio criminoso em um veículo VW/GOL de cor branca. A guarnição se deparou com o veículo sendo abandonado na via por dois suspeitos que fugiram do local. Em seguida as guarnições conseguiram capturar um dos suspeitos identificado, um homem de 23 anos (colaborar como informante de organização criminosa destinada ao tráfico de drogas), o mesmo foi conduzido à CPP da capital. Por volta das 03h40, na SC-401, Bairro Saco Grande, ocorreu um incêndio criminoso em dois veículos sendo um CITROEN JUMPER de cor branca e um PEUGEOT/BOXER JAEDI TUR de cor branca que estavam ao lado da loja de conveniência de um posto. Segundo informações os suspeitos estavam em uma moto de cor prata. Nenhum suspeito foi encontrado.

TROCA DE TIROS

No dia 25/04/2017, por volta das 21h30, na Rua Joaquim Nabuco, bairro Monte Cristo, as GU PM deslocaram para atendimento de ocorrência onde segundo informações teria havido troca de tiro entre suspeitos. Chegando ao local as GU PM foram recebidas a tiros, houve confronto. Durante o tiroteio um homem de 33 anos (sem informações penais e passagem por jogos de azar) foi alvejado e encaminhado ao Hospital Florianópolis. Segundo informações, um veículo GM / Corsa, modelo Hatch, de cor prata, quatro portas, estaria envolvido.

TRÁFICO DE DROGAS

No dia 25/04/2017, por volta das 22h, na Rod. Gustavo Richard, bairro Centro, a GU PM do 4° BPM visualizou um veículo Fiat/Palio com dois suspeitos. A guarnição fez abordagem ao veículo e encontrou 18 tablets de substância semelhante à maconha com aproximadamente 15kg da droga. Diante dos fatos a guarnição conduziu os autores, veículo e a droga para a central de polícia civil da capital. Os autores foram identificados como um homem de 22 anos (passagens por adulteração de veículo, violência doméstica e tráfico de drogas) e outro de 22 anos (sem passagens).

DISPARO DE ARMA DE FOGO

No dia 25/04/2017, por volta das 22h30, na Rua da Timbaúba, bairro monte verde, foram efetuados disparos de arma de fogo na base de policiamento da PM. Segundo informações dois suspeitos utilizaram uma moto Honda / Cg 150, ambos de capacete escuro e roupa escura, para efetuar a ação. Ninguém foi atingido. Nesse mesmo horário, na Rua R. Fúlvio Aduci, Bairro Estreito, foram efetuados disparos de arma de fogo em direção à agência do banco Santander. Não foi possível verificar características dos suspeitos como também não se tem informações de veículos envolvidos. Ninguém foi atingido. Por volta das 23h00, na Rod. Gov. Gustavo Richard, Centro, suspeitos efetuaram disparos de arma de fogo e atearam fogo em material, próximo ao acesso do túnel. Ninguém foi atingido. Suspeitos não foram localizados.

Da redação