00:00
21° | Nublado

Seminário vai discutir e planejar consequências da criação da Região Metropolitana de Florianópolis

(Crédito de imagem: Reprodução)

Publicado em 18/11/2014

Será amanhã, 19/11, na Capital, o Seminário das Cidades Metropolitanas – Democráticas e Participativas - promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC). O evento tem como objetivo discutir o planejamento metropolitano entre os municípios da Grande Florianópolis a partir de projetos existentes, e instrumentalizar gestores e equipes técnicas da região. A programação inicia às 14h e vai até 22h, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), no Plenário Deputado Paulo Stuart Wright.

“A aprovação da Região Metropolitana de Florianópolis foi um marco na história de Santa Catarina, por isso este é um momento ideal para propor soluções a fim de resolver as deficiências dos municípios de forma integrada e levantar necessidades em outras áreas metropolitanas do Estado”, afirma o presidente do CAU/SC, Ronaldo de Lima.

O professor doutor Vladimir Bartalini fará a palestra magna sobre “Gestão Metropolitana Integrada”, ressaltando como as áreas já integradas fisicamente podem ser geridas em prol da população. Em seguida haverá um painel com a participação dos prefeitos da Grande Florianópolis e depois um painel com entidades (OAB/SC, Asbea/SC, IAB/SC, ACIF, Plamus e FloripAmanhã) e o Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico Sustentável, de Planejamento e de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis.

“Esse evento pretende servir de referência para discussões sobre as outras regiões metropolitanas do Estado. Estamos reunindo entidades, prefeitos e governo do Estado para encontrar as formas práticas de implantar a Região Metropolitana e definitivamente pensar as cidades envolvidas como um todo e não isoladamente”, disse o conselheiro do CAU/SC Giovani Bonetti, um dos organizadores do Seminário.

No Seminário, será possível conferir também a exposição de projetos selecionados de profissionais e graduandos de Arquitetura e Urbanismo, definidos em quatro categorias: Mobilidade Urbana, Espaços Públicos, Desenho Urbano e Borda D’ Agua.

As inscrições para profissionais podem ser realizadas AQUI e estudantes AQUI. Mais informações: www.facebook.com/cidadesmetropolitanasfpolis

Da redação