00:00
21° | Nublado

Sexta edição da Feira gastronômica tem Ceres Azevedo como chef convidada

Foto: Arquivo Imagem da Ilha

Publicado em 14/08/2015

Amanhã, sábado (15/08), acontece a sexta edição da Feira Gastronômica de Floripa, que terá como chef convidada a chef Ceres Azevedo para ministrar workshop gratuito com três saladas feitas com produtos orgânicos. Além disso, o evento tem novos expositores e boa parte do cardápio renovado, das 11h às 19h, nos jardins e estacionamento solar da Eletrosul.

A crocância da culinária de Florianópolis será representada pela Tamo Frito, com cones de camarão, de manjubinha e croquete de camarão. Da cozinha manezinha a Feira salta para a Bahia, com um acarajé feito de forma artesanal com o pessoal da Akara Unjé, que apresenta esta iguaria da culinária afro-brasileira.

O bar e restaurante Mesinha traz para esta edição as requisitadas batatas rústicas salteadas com tomilho e bacon, que podem vir acompanhadas de linguicinha da roça. A Prato e Pires vai trabalhar com empadas sem glúten, de camarão com massa de espinafre, cogumelo com massa de açafrão e frango com massa de grão de bico.

A Soulciety Burguers oferecerá burguers artesanais, feitos com carne selecionada, nas opções com queijo gruyère, cebola caramelizada; com cheddar e salada; e o tradicionalíssimo cheese burguer. E também com versão vegetariana. O Bistrô Muito Além do Jardim vai trabalhar com escondinho de carne e frango, mas com destaque para o bolo Luís Felipe, um clássico da cozinha nordestina, feito com ovos, côco e queijo coalho.

A Cervejaria Saint Bier comercializa na Feira Gastronômica três chopes especiais: Pilsen, Belga e Stout. A novidade desta edição é a Tássila, uma cerveja sem glúten. Todos têm boa harmonização com os pratos da Feira, é só experimentar qual a melhor combinação.

Workshop

O workshop com a Ceres Azevedo ocorre às 13h30 na Casa Eficiente da Eletrosul. A chef vai ensinar a fazer assaladas Caprese com Farfalle (massa farfalle, mussarela de búfala, manjericão e tomate cereja); Frango ao Curry com Banana; e Bom Tempo (rosbife, folhas e balsâmico). Os participantes do workshop vão receber gratuitamente um exemplar do livro Cardápio para o dia-a-dia, escrito por Ceres. Na barraca da feira, a chef vai comercializar mini cheesecakesde frutas vermelhas, de doce de leite e nutella. Todos também na versão potinho, para comer com colher.

Música

No Palco Musical da Feira haverá o retorno do grupo Quem não chora não samba, às 11h15. Às 14h, jovens alunos da escola de música Garagem 2020 vão tocar rock, bossa, jazz e blues. No show de encerramento, a partir das 16h30, haverá o projeto Salão, uma festa dançante com música brasileira com os DJs Tiago Franco e Gustavo Monteiro.

Troca de brinquedos

As crianças podem levar brinquedos para permutar. A Feira de Troca de Brinquedos vai acontecer das 11h às 15h e quem for de bicicleta pode contar com a atenção dos profissionais da Garupa Bicicletaria e Etc.

Casa Eficiente

Interessados em conhecer a Casa Eficiente, modelo em arquitetura sustentável, e à Usina Megawatt Solar, com produção própria de energia, ambas da Eletrosul, podem fazer inscrição a partir das 13h30. Um monitor vai orientar o público. As visitas ocorrem às 14h e 15h.

Comodidades

O estacionamento e a entrada são gratuitos e há caixas eletrônicos do Santander, Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal na Eletrosul. Parte das barracas não opera com cartão. O valor dos pratos não ultrapassa R$ 20,00. A organização é do Bar e Restaurante Mesinha com o patrocínio da Eletrosul.

Da redação