00:00
21° | Nublado

Sophie Deram apresenta palestra sobre 'O Peso das 'Dietas' no CentroSul

Nutricionista e doutora em endocrinologia, Sophie derruba mitos e propõe uma relação mais saudável com a comida (Foto: Divulgação)

Publicado em 01/06/2016

No dia 21/06, a nutricionista francesa  radicada no Brasil, Sophie Deram, apresenta palestra baseada em seu livro 'O Peso das Dietas', no CentroSul, a partir das 19h. Diante de um cenário onde há tantas informações errôneas sobre alimentação, fazendo muitos seguirem dietas radicais ​que, a longo prazo, são​ um mau​ negócio para a saúde​, Sophie defende que a alimentação seja um prazer e não um "terrorismo nutricional", como ela diz.

Doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em obesidade infantil e transtorno alimentar, Sophie começou ​a estudar o assunto a fundo  com base em pesquisas científicas. Buscou suporte na nutrigenômica - estudo do impacto de nutrientes na expressão dos genes -, e ​no acompanhamento de casos próximos de pacientes. Com tanta informação distorcida, partiu em defesa do seu ponto de vista escrevendo textos compartilhados nas redes sociais. Daí surgiu o convite para escrever o livro  "O Peso das Dietas", tema da palestra.

A nutricionista estuda o efeito das dietas no cérebro e como elas podem afetar as pessoas. “Pesquiso há 20 anos o impacto dos regimes restritivos que prometem "milagre" em poucos dias e também a exclusão de alimentos associados a um determinado estilo de vida que estão acabando com a saúde. Muitas pessoas estão se machucando, estamos deixando a saúde de lado mudando a nossa relação com a comida", argumenta. 

Ela ainda cita estatísticas que apontam que 95% das pessoas submetidas a esses programas voltam a engordar. ​"Não podemos tratar as pessoas como organismo iguais, cada um tem uma rotina alimentar, responde diferente. Não devemos obrigá-las a seguir padrões que não são seus. Fora as questões emocionais - stress, tempo, ansiedade -, e hormonais que influenciam diretamente no corpo de cada um. Precisamos analisar o caso de cada paciente, os motivos que o fizeram engordar, os gatilhos acionados no cérebro.  O ser humano se nutre de alimentos e sentimentos, não podemos focar só na alimentação", defende.

Dicas da Sophie

Na palestra, Sophie irá apresentar seu método – considerado revolucionário em tempos de dietas instantâneas e milagrosas – para emagrecer de forma saudável. Um dos tópicos incentiva a comer de tudo um pouco, sem culpa, e priorizar alimentos caseiros. Praticar exercícios físicos, dormir bem, ter prazer e consciência na hora da refeição e resgatar o hábito de comer junto com a família, à mesa, são ações que ajudam, e muito, na perda e manutenção do peso para a vida. "A obesidade não está só ligada a alimentação. Temos que respeitar também a fome e a necessidade do nosso corpo, caso contrário nosso apetite só aumenta. Comer bem é comer de tudo, sem restrição, sem dieta, sem culpa. As pessoas precisam fazer as pazes com a comida", ensina a especialista. 

Os ingressos estão à venda no AQUI

Da redação