00:00
21° | Nublado

Transporte coletivo da capital tem nova concessionária a partir de amanhã, 1º/11

Transporte público da capital terá novas linhas, ampliação do horário e renovação da frota (Foto: PMF)

Publicado em 31/10/2014

A partir deste sábado (1º/11) o Consórcio Fênix assumirá o serviço de transporte público de Florianópolis. Todo o planejamento foi feito pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e será operado pelo consórcio, que venceu a licitação realizada neste ano. Além de novas linhas e itinerários, ampliação dos horários, ligações entre bairros e continente, o projeto prevê a implantação do Sistema de Apoio à Operação, que já é usado em grandes cidades mundiais. 

“O consórcio adquiriu 76 novos veículos, convencionais e executivos, o que equivale a uma renovação de 14,5% da frota, totalizada em 524 unidades. Com essa renovação, a idade média da frota passa a ser de 5,4 anos, a menor da história do município”, conta Anderson Nazário, advogado do Consórcio Fênix. “Esses ônibus já estarão disponíveis a partir do dia 1, os quais serão somados a outros 213 que já foram adequados aos padrões mecânicos, de segurança e identificação exigidos pelo contrato, atingindo 40% da frota”, explica.

Novas linhas

Quatro linhas inéditas também estarão em funcionamento a partir deste sábado e algumas, inclusive, passarão a integrar a região continental aos bairros do Córrego Grande e Santa Mônica. São elas: Muquém, Córrego Grande via Poção, Abrão - Córrego Grande e Corredor Continente - Santa Mônica. Serão disponibilizados 132 novos horários. Todos eles podem ser conferidos no site: www.consorciofenix.com.br.

Sistema de Ajuda à Operação

Além da contínua renovação da frota, também está prevista a construção do CCO (Centro de Controle à Operação), onde será implementado o SAO (Sistema de Ajuda à Operação). O projeto para a construção do CCO, que é a parte física do projeto, aguarda a expedição do alvará de construção pelo Município de Florianópolis. Uma vez finalizada a obra, começará a ser instalado o SAO, que é a parte tecnológica. 

De acordo com a assessoria, além de agilidade na tomada de decisões, esse sistema é referência mundial, sendo utilizado com grande êxito nas maiores cidades mundiais. “A implantação desse método de gestão com padrão internacional possibilitará uma maior racionalização das operações, permitindo ter um maior controle sobre o uso dos veículos e oferecendo muito mais conforto aos usuários”, finaliza Anderson Nazário.

Destaques

- 76 novos carros;
- 4 novas linhas;
- 132 novos horários;
- Novas ligações diretas, possibilitando rotas alternativas de acesso a hospital, clínicas, colégios, universidades e shoppings.

Da redação