00:00
21° | Nublado

Coluna Cláudia Couto - Março/2019

Ensaio #admiráveismulheres contou com a participação de (da esq. para a dir.): Rosane Girardi, Juliana Castro, Márcia Barbieri, Maria Vanelli, Marília Ruchel e Mari Girardi (Crédito: acasaacom)

Publicado em 26/03/2019

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, recebi um convite muito especial: escrever a página editorial para este Jornal tão nosso, tão ilhéu, que é o Imagem da Ilha. Convite feito e aceito com muita alegria, pois desde as primeiras edições participo de várias maneiras, mostrando projetos de interiores, dando dicas e em entrevistas. Então, neste ano de 2019, nos encontraremos por aqui, com notícias do mundo que vivo e convivo há mais de 20 anos, com muita paixão e trabalho: Arquitetura, Decoração e Arte.

É uma grande novidade para mim, escrever, mas terei ajuda de muitos amigos e parceiros de tantos anos, alguns dos quais, inclusive, já tiveram oportunidade de compartilhar conhecimento aqui no Jornal. E novidades, em tempos de informação instantânea, já fazem parte do nosso dia a dia. Precisamos com elas renovar nossas energias, voltando-nos para o lado bom das coisas, e não sendo contaminados pela energia das notícias ruins. Afinal, a beleza sempre estará onde nossos olhos e corações nos levam.

Dentro de nós temos uma força infinita que nos move, e é com ela que podemos fazer a diferença da transformação, cuidando do nosso patrimônio cultural, da nossa cidade, dos nossos meios de transporte, de nossas casas... Pois, transformar-se e evoluir, é inerente do próprio desenvolvimento do ser humano. É com foco na beleza e no amor que vamos pautar esta página. Adorarei receber sugestões e dicas do que vocês gostariam de acompanhar neste espaço.

Já estamos nas águas de março, após as férias de verão, e parece que finalmente o ano vai iniciar. Muitos eventos, feiras, novidades nas lojas, lançamentos. Não podemos deixar de falar do aniversário da nossa linda Floripa, que dia 23 completou 346 anos. Cidade que me acolheu na infância, onde encontrei o amor, construí a minha família e criei meus filhos. Cidade do meu pai, onde sempre passava férias, sonhava e pensava “ ainda venho morar e estudar aqui”.

Assim quis o destino... Meu pai veio transferido e a menina sonhadora voou. Uma cidade cheia de encantos, praias fantásticas, ”histórias incríveis”, como diria Franklin Cascaes. Neste ano, teremos muitas delas para compartilhar.

Boa leitura!

Dia da Mulher

A loja Studio Ambientes fez uma linda campanha para este dia, com a produção e fotos da Acasaacom, das talentosas Mariana Boro e Luciana de Moraes. #admiráveismulheres foi um lindo ensaio com 6 mulheres que se admiram, que tem em comum o seu trabalho na área da arquitetura e são bem atuantes. Neste ensaio cada uma indicou uma mulher admirável, fora do seu círculo rotineiro de amizades. Assim, Maria que admira Rosane, que admira Marília, que admira Juliana, que admira Marcia, que admira Mari. Juntas, tiveram uma tarde com troca de experiências e aprendizado, lindos depoimentos: “lágrimas e a certeza que a gente precisa se olhar, cuidar e amar mais”.

Experiência Dubai

O Nucleo Catarinense de Decoração é uma associação de 159 lojas de arquitetura e decoração que atua há 20 anos em Santa Catarina e hoje conta com mais de 5 mil profissionais parceiros. Dentre as várias ações, destacamos hoje a Experiência Dubai  e a missão técnica Expo Revestir. Neste mês, vários profissionais convidados através de pesquisas qualitativas e concurso técnico realizados pela entidade, e lojistas do estado, vivenciarão uma linda experiência cultural na maior cidade dos Emirados Árabes. Daqui de Floripa seguem os profissionais: arquitetos Evandro Gaspar, Mariana Pesca, Marcelo Salum, Marina Boeing e Rafael Monteiro. Lojistas como Paula Pereira Oliveira, Marcia Maurano, Koka Rigon, Rogerio Masotti, Josi Piazza, Pedro e Andreza Michelon, entre outros de todo estado. Com certeza será uma programação muito rica e intensa, cheia de troca de experiências, aprendizados e alegrias.

Missão Técnica

Já a Missão Técnica na Expo Revestir foi outra Ação do NCD, que levou 22 profissionais e lojistas para São Paulo, nos dias 12/03 a 15/03. Lá tiveram oportunidade de fazer visitas guiadas a estandes, showrooms e previews exclusivos de vários renomados fabricantes, como Hunther Douglas, Portobello e Docol, gerando conteúdo e conhecimento das novidades do setor. Para este ano, o NCD realiza ainda as Missões Técnicas para a Casa Cor SP e o High Design.

Expo Revestir 

A 17ª Expo Revestir aconteceu de 13 a 15 de março em São Paulo, apresentando as últimas tendências e lançamentos em revestimentos, cerâmicas e metais, para projetos de diferentes portes. O evento é reconhecido como a fashion week da arquitetura, design e construção no Brasil. Mais de duzentos expositores levaram lançamentos que representam tendências nacionais e internacionais. Idealizado pela ANFACER (Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos), a cada ano a exposição se renova e se supera, mostrando o melhor e mais atual da nossa indústria. Já se tornou ponto de encontro de vários profissionais que buscam conhecimento e novas oportunidades. Nossos renomados Marchetti e Bonetti assinaram o estande da Portobello, que sempre é um sucesso, e Marcelo Salum assinou o da Santa Luzia, um show à parte. Vários eventos paralelos, com muitas novidades e lançamentos, tornaram-se um atrativo a mais para não perder a programação, como a Saccaro, que apresentou novos produtos que já estão disponíveis na loja.

I SALONI

O Salão de móvel de Milão - #isalofficial - este ano terá sua 58ª edição de 09 a 14 de abril e acontece no moderno centro de exposições Rho Fiera Milano, com ramificações em toda a cidade. Considerado o maior evento da área e referência mundial no setor de móveis e design, o evento dita e apresenta as tendências e lançamentos do setor. Atrai em torno de 450 mil visitantes que chegam de todos os cantos do mundo. E, como não poderia deixar de ser, nós, brasileiros, temos uma grande participação. Ávidos para conhecer e ver novidades, nos embrenhamos pelos bairros da cidade em busca de referências para o nosso trabalho, buscando um novo olhar para o que acontece neste mundo fantástico que a cidade respira. Os bairros já tradicionais de Tortona e Brera se transformam, e novos outros pontos de atenção na cidade compõem o Fuora Saloni, evento nas ruas tão esperado quanto a grande “Fiera”, e inclui mostras e lançamentos de coleções. Afinal, Milão é a capital do design.

#FICAADICA

O mercado está sempre em movimento e você verá muitas novidades por aí. Quando for adquirir algo para a sua residência, pense em quanto isto lhe trará alegria e acolhimento. Afinal, você estará construindo a história de seu lar e sempre vale a pena investir em conforto e qualidade. Sua casa deve ter a sua cara, refletir a sua personalidade, contar a sua história!

Agende-se!

EXPO
Homenagem aos 80 anos de Rodrigo de Haro com 100 obras do acervo particular de Jeanine e Marcelo Paulo. Até 26/05, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

SALÃO DE MÓVEL
O I Salone acontece de 09/04 a 14/04, na Rho Fiera Milano, em Milão (Itália). Inscrições no site do evento ou no próprio local nos dias de feira.

CURSOS
Pós-produção de imagens para a arquitetura. De 09/04 a 11/04, das 19h30 às 22h.
Isométricas e diagramação. De 16/04 a 18/04, das 19h30 às 22h.
Local: Casa Canto (Rua Luiz Delfino, 146 - Centro). Mais informações no site Eventbrite.