00:00
21° | Nublado

Coluna do Urbano Salles - 1ª quinzena de dezembro

Lúcia De Vincenzi e Danila Luz Varella emolduram Gangan Loyola na festa fashion que movimentou o Beiramar Shopping (Crédito: Angelo Santos)

Publicado em 05/12/2018

Filha de peixe...
 
A música começa a fazer parte da vida de Helena de Sá Della Rocca, de quatro anos, filha do maestro Jeferson Della Rocca e Louise de Sá. Além de curtir o trabalho do pai, a pequena já estuda música. No momento, está dedicada ao violino.
 
Interior repaginado
 
Demósthenes e Katia Cardoso Dimatos chamaram a decoradora Cláudia Couto para dar um upgrade no apartamento do casal na Avenida Beira-Mar. As obras estarão concluídas já nos próximos dias, deixando o lugar pronto para receber as celebrações de Natal e Réveillon que a família, como é de tradição, irá fazer.
 
Calorias queimadas
 
A temporada vai chegar com mais uma "arena" de esportes de areia, a terceira da cidade, dessa vez no final da Avenida das Rendeiras, na Lagoa. Superada a forte polêmica inicial com a escolha do local da obra, Ed Pereira, da Secretaria de Esporte, Cultura e Juventude, garante que a inauguração deve acontecer já no próximo dia 14.
 
Futuro santo
 
Já está com o arcebispo de Florianópolis, Wilson Jonck, o libelo de súplica para a beatificação de Marcelo Henrique Câmara, falecido aos 28 anos vítima de leucemia, em 2008. É o primeiro passo para a canonização. Promotor de justiça, muito religioso e assíduo no âmbito da Igreja Católica, ele também era palestrante e enfrentou a doença com surpreendente tranquilidade, consolidando sua fama de santidade. Seu túmulo no Itacorubi inclusive já ganhou nova configuração, com plaquinhas de graças alcançadas.
 
40 anos em 2019
 
Um dos principais projetos comemorativos pelas quatro décadas de existência da Fundação Catarinense de Cultura, em 2019, é a realização do evento "40 anos da Música Catarinense". A ideia é promover quatro noites de shows. Outra iniciativa é a elaboração de um e-book com fotos e dados que resgatam a história da FCC.
 
No Norte da Ilha
 
Sempre dispostos a celebrar a vida, Mylene Pítsica Marques e Elenelson Marques chamaram um grupo de convidados para festejar o aniversário dela, no Condomínio Marine Home & Resort, na Cachoeira do Bom Jesus. A comemoração ocupou dois espaços. As amigas foram recepcionadas com um lanche no salão de festas, enquanto os homens foram para o apartamento brindar sob o comando de Elenelson.

A conferir
 
Está causando polêmica a notícia de que o Cesusc vai abrir em breve uma unidade para 2 mil alunos num prédio na esquina da estratégica Demétrio Ribeiro com a estreita Cruz e Sousa. Há o temor de que a chegada dos estudantes, todos no mesmo horário, poderá impactar dramaticamente na fluidez do trânsito local e em várias regiões próximas.
 
Se flagraram
 
A brusquense radicada na Ilha Valda Albani, funcionária da AL aposentada, com trânsito fácil entre poderosos da política, finalmente foi homenageada em sua cidade natal. Ela acaba de receber a "Comenda da Solidariedade" pelas suas ações como embaixadora de Brusque na recepção e encaminhamento de conterrâneos na Capital. Não por coincidência, a homenagem, proposta pelo vereador José Zancanaro, aconteceu apenas nove meses depois de ela ter sido agraciada com o título de Cidadania Honorária pela Câmara de Vereadores de Florianópolis. Aos 71 anos, Valda não escondia sua tristeza por nunca ter sido homenageada oficialmente pela classe política em Brusque. Agora, diz se sentir reconhecida e feliz.
 
Trenó turbinado
 
O final de ano está sendo pra lá de movimentado para Myllene Camilli. Depois de um roteiro encerrado há poucos dias pela Itália e França, ela e o namorado, Lúcio, embarcam dia 26 para uma viagem de transatlântico para dar as boas-vindas a 2019 em alto estilo.
 
Bilhete na meia
 
Desejo para 2019 compartilhado por dezenas de milhares de florianopolitanos e turistas neste Natal: o fim das frequentes provas esportivas na SC-401 que paralisam meia cidade e comprometem o lazer das famílias aos domingos, como aconteceu no último dia 2. Basta!
 
Expansão no RS

A família Füchter acaba de inaugurar a nova Le Monde Citroën Jardim Botânico, na Avenida Salvador França, em Porto Alegre. Estavam na cerimônia, entre outros, a presidente da Citroën do Brasil, Ana Theresa Borsari, e diversos membros da diretoria da montadora e do Banco PSA.
 
Mamãe é top!

Um almoço marcou a comemoração do aniversário de Astrid Collaço, no primeiro domingo do mês. Presente toda a família, incluindo o presidente do Tribunal de Justiça, Rodrigo Collaço.
 
Ringue da rima

Com produção no capricho, está saindo do forno o clipe de "Farto e Gordão", primeiro single do disco de estreia do Simpósio, novo projeto do Cubano Floripa e MeteCaxa, dois dos nomes mais importantes do rap catarinense. O elenco é uma atração à parte, com a participação, entre outros, de Samuka Krautler no papel de um "lutador sexy", como ele próprio define, com bom humor. Fábio Koerich assina a direção de fotografia.

Entre as melhores

A 5àsec do Santa Mônica foi premiada como uma das melhores entre as 420 lojas espalhadas pelo Brasil. O reconhecimento acontece no momento em que a rede de lavanderias, nascida na França, está comemorando 50 anos de fundação e tem sua bandeira fincada em 35 países.

   
Quinteto no comando
 
O empresário Renan Bittar juntou-se a Lucas Santos, Romulo Salles, Kesio Fabrini e Wagner Mariano para levar seu restaurante para a beira da praia. Ainda este mês, abre em Santo Antônio de Lisboa a segunda unidade da Toca da Garoupa, endereço tradicional da gastronomia no Centro há mais de 30 anos. Com cardápio contemporâneo desenvolvido por Matheus Emerick e Fernando Martins, ambos ex-sub chefs da lenda Helena Rizzo, a casa celebra a nova fase adotando nas duas unidades a gentileza de oferecer água mineral gratuitamente aos seus clientes.
 
Clínica de sucesso

Um jantar para convidados celebrou, dia 1º, os 30 anos da Clínica Médica Laitano, nos Ingleses. O casal Carmen e Carlos Alberto Laitano foi o anfitrião da noite, repleta de personalidades da Ilha.

Know-how
 
Bernardo Soares está de volta a Florianópolis após um ano e meio trabalhando em Nova York como sócio-fundador da Momentum Mixology. Nesse tempo, estima ter atuado em mais de 400 festas preparando algumas das receitas de drinks mais descoladas do momento na noite nova-iorquina. Agora, quer aproveitar a experiência adquirida lá para montar aqui cardápios superexclusivos de coquetéis.

Das arábias

O cirurgião plástico Egidio Martorano Filho vai abrir uma filial da sua clínica em Dubai. O convite foi oficializado pelo representante dos Emirados Árabes, Francesco Rios. As cirurgias serão realizadas no Hospital Dubai Health Care, sob a chancela do sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan, vice dos Emirados.


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?