00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles - 2ª quinzena de Abril/2017

Gislaine e Fernando Rocha ladeiam o filho Rodrigo na festa para 100 convidados, na ACM, que comemorou a formatura dele como engenheiro de produção pela UFSC (Foto: Leandro Fotografia)

Publicado em 24/04/2017

Mexeu com ele...

A primeira-dama de Florianópolis, a arquiteta Cintia de Queiroz Loureiro, não tem deixado barato quando lê comentários pesados sobre o marido, o prefeito Gean Loureiro, nas redes sociais. Com frequência, ela própria responde ao internauta, em público, com argumentos para tentar convencê-lo de que a administração municipal já começa a dar bons resultados. 

Belezas sem par

A cantora Cláudia Barbosa está trabalhando na organização de toda a obra do pai, o poeta Zininho, com o apoio de um advogado que representa a família. Quase todas as versões do Rancho de Amor à Ilha, com exceção das mais recentes, já estão no acervo da Casa da Memória. Claudia revela que uma das suas ideias é oferecer a canção para download grátis. A candidata natural a ser disponibilizada seria a gravação clássica lançada em 1970 pela Prefeitura com a cantora Neide Mariarrosa e os Titulares do Ritmo.
 
Pai-avô

Aos 57 anos, o diretor de TV catarinense Edson Spinello, atualmente na Fox, vai ser pai pela segunda vez. É esperado para outubro o primeiro filho dele com a atriz Hedla Lopes, ex-Zorra Total. Edson tem uma filha, a atriz Mariana Bridi, fruto do seu casamento com a jornalista Sonia Bridi. E já é avô, pois Mariana e seu marido, o ator Rafael Cardoso, já lhe deram uma neta, Aurora, hoje com 2 anos.

 Coração bom

O advogado e administrador Helio Abreu Filho, de Florianópolis, foi a única pessoa física que doou dinheiro para a campanha lançada em 2012, via Lei Rouanet, para ajudar na recuperação da Ponte Hercílio Luz. O valor não foi divulgado. Todas as demais doações vieram de empresas. Hélio é conhecido na cidade por ser um dos principais voluntários que atuam em prol do Asilo Irmão Joaquim e da Seove, entidades de apoio a idosos.
 
Braçadas fortes
 
Conhecido desde garoto por sua paixão pelo surfe, o deputado estadual João Amin tem nos últimos tempos abraçado outro esporte, também aquático. Está praticando natação, em nível atlético, com o acompanhamento do primo e treinador Marcelo Amin. E já faturou boas posições em provas, como na recente Travessia da Lagoa de Itá.

Parece praga

Passando pela Beira-Mar, um leitor contou o excessivo número de relógios digitais só no trecho entre a Rita Maria e o terminal de ônibus da Trindade. Já são 15.

 Peneira fina
 
Saiu a lista dos empresários com maior número de indicações na primeira fase da edição 2017 do Prêmio Personalidade de Vendas. São seis nomes, em ordem alfabética: Nelson Füchter Filho (Le Monde), Nilso Berlanda (Grupo Berlanda), Osmari de Castilho Ribas (Portonave), Pedro Assis (Agemed), Rogério Siqueira (Beto Carrero World) e Topázio Silveira Neto (Flex Contact).

A ex-miss SC e agora empresária Rafaela Linhares no coquetel de inauguração de seu espaço de beleza

Tesouro resgatado

Lançado no último dia 13, o livro "História Natural da Ilha de Santa Catarina – O Códice de Antônio José de Freitas Noronha" (Editora Insular), da jornalista Marli Cristina Scomazzon em parceria com o pesquisador Jeff Franco e o botânico Daniel Barcellos Falkenberg, conta a história do primeiro registro detalhado das árvores e frutas do Estado. A obra foca umacoleção de manuscritos descoberta por acaso por Jeff Franco enquanto realizava uma pesquisa sobre Desterro na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa. O material foi desenhado e descrito em 1803, antes da chegada da família real ao Brasil, pelo sargento-mor Antônio José de Freitas Noronha, natural da Ilha da Madeira.

Taxiando na pista

A Zurich Airport, concessionária vencedora do leilão do Aeroporto Hercílio Luz, abre em maio suas primeiras instalações em Florianópolis para começar a transição de gestão. A empresa assume efetivamente o controle do aeroporto no dia 1º de janeiro de 2018 e até  lá deverão ser criados mais de 200 novos postos de trabalho, sem contar os futuros empregos que virão com a construção do novo terminal.

Fetiche de roqueiro

Uma bateria Tama Silverstar, utilizada pelo baterista do Paralamas do Sucesso, João Barone, será sorteada entre as primeiras 1000 pessoas que comprarem ingressos para a primeira edição da Música SC - Feira de Música & Negócios, em agosto, em Florianópolis. A banda liderada por Herbert Vianna, aliás, vai tocar na abertura do evento ao lado de Frejat.

Alvos de assédio

Uma vendedora de uma loja de um shopping de Florianópolis escreve à coluna para reclamar do assédio que costuma sofrer durante o expediente de trabalho. Ela conta que a queixa é comum entre mulheres no comércio: os "Josés Meyer" entram na loja disfarçados de clientes, mas, na verdade, planejam dar cantadas nas funcionárias ou lançar olhares maliciosos que, segundo a leitora, "inibem o atendimento, impedem a gente de sorrir, parecendo que somos antipáticas, e acabam nos deixando acuadas". 

Formados e felizes 

  "A maior formatura de todos os tempos". É o que promete o empresário Rafael Brogni, da Brave Brazil, de Florianópolis, ao se referir à festa dos formandos em Medicina da UNOESTE, em Presidente Prudente (SP), entre 25 e 27 de maio. A celebração da turma do ano passado, também comandada por Brogni, foi considerada a maior produção do gênero já feita no país.

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?