00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles – 1ª quinzena de outubro/2017

Noeli e Milton Luiz Bordin na mais recente edição da Confraria do Vinho Itapema, na Alameda Casa Rosa (Crédito: José Simensi)

Publicado em 10/10/2017

Trenó mais cheio

Comerciantes catarinenses estão otimistas com a previsão de aquecimento do mercado para o último trimestre do ano. Uma pesquisa realizada pela Federação das CDLs de SC revela que 91,6% dos 400 empresários ouvidos acreditam que as vendas do próximo Natal vão superar as de 2016.
   
Estilo próprio

Depois de 30 anos trabalhando com jornalismo de moda na TV, Samira Campos acaba de lançar uma marca de roupas e acessórios feitos à mão com fibras naturais. Um dos destaques é o chapéu palha toquilla, uma paixão antiga da jornalista, para usar na praia ou cidade.
  
Sem estrelismo

Santa Catarina é cenário de uma das histórias contadas pelo jornalista Jotabê Medeiros na recém lançada biografia "Belchior: Apenas um Rapaz Latino-Americano". O ano era 1984. O músico cearense Kalé Fonseca e seu colega Amaro Pena, na época iniciantes na carreira, estavam em Blumenau para defender composições em um festival na Proeb. Quando souberam que haveria show de Belchior na cidade dali a dois dias, foram ao hotel tentar um contato e acabaram sendo recebidos como "amigos de infância", como assinala o autor. A cordialidade foi tanta que o cantor e compositor morto em abril chegou a convidá-los para sair, tomar um vinho e papear.
  
Campeão de vendas

Autor brasileiro mais lido da última década segundo a Folha de S. Paulo, com títulos traduzidos em mais de 70 países, Augusto Cury estará em Florianópolis no próximo dia 14. Vem apresentar pela primeira vez em Santa Catarina o seminário "O Código da Inteligência – Desenvolvendo a Excelência Emocional”, no Centro Sul. No total, serão sete horas de contato direto do público com o escritor.
 
 Chances de cair

Professores de cursinhos estão fazendo suas apostas para ver quem acerta o tema da redação do próximo Enem, em novembro. Quatro assuntos despontam como favoritos nas listas: transexualidade, limites na internet, pessoas com deficiência e suicídio.
 
Incrível semelhança

Já está na internet para ser admirado mais um ensaio sensual da catarinense Vanessa Vailatti, de 25 anos. Além da beleza, um detalhe chama a atenção: a modelo é considerada sósia da primeira-dama Marcela Temer.

Hollywood é aqui

A atriz Thayla Ayala, ex-mulher de Paulo Vilhena, desembarcou em Florianópolis para o lançamento do longa internacional "Pica-Pau: o Filme", do qual é protagonista. A exibição especial, no Floripa Shopping, foi acompanhada por 200 crianças carentes da comunidade Frei Damião.

Leto Willian, vencedor do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2017, com Tailor Morais, da Marte Cultural (Crédito: Papaya Fotografia)
 
 Brindes e diamantes

Florianópolis acaba de ganhar seu primeiro drink bar com joalheria. O Positano Diamond Bar by D'Vie, em Jurerê Internacional, abriu dia 29 para convidados com a promessa de ser uma das sensações da temporada no mercado de luxo local. O projeto do ambiente é assinado pela arquiteta Mariana Pesca.
 
 Celular turbinado

Florianópolis é uma das 11 cidades brasileiras que até o final do ano contarão com o 4.5G, a mais moderna tecnologia de redes móveis disponível no mercado. O novo sistema, implantado pela operadora Claro, vai permitir velocidades médias de navegação até 10 vezes maiores que as do 4G convencional.
 
 Zoom nas palavras

O fotógrafo boa pinta Paulinho Sefton, que se autodescreve no Facebook como "a ironia personificada", deixou a câmera de lado por um tempo no último dia 4. Autografou no Sin Gastronomia, na Bocaiúva, seu primeiro livro, "Despedaçados", uma coletânea de textos. Estavam no lançamento, entre outros, os amigos Ricardo Almeida e Carlos Roberto Silveira, o "Bebeto", filho do ex-governador Ivo Silveira.
 
 De braços abertos

O Airbnb, maior plataforma de compartilhamento de lares do mundo, anunciou um ranking com os destinos mais hospitaleiros do Brasil. Das 10 cidades listadas, duas são catarinenses: Penha aparece em segundo lugar e Florianópolis, na sexta posição.

Encontro histórico

Duas bandas ícones da Ilha nas décadas de 1960 e 1970, Os Binos e The Saints, vão dividir o palco pela primeira vez no dia 18 de novembro, no Armazém Vieira. Os dois grupos se apresentarão com sua formação original. O músico Bernardo Berka Filho avisa que essa será provavelmente a única oportunidade de ver os dois conjuntos tocando juntos.

Rei da França

O tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten lançou dia 5 o projeto "Guga Tênis", criado para reunir numa única plataforma iniciativas em prol do desenvolvimento da modalidade esportiva no país. Em breve, no ambiente virtual, serão lançados o portal gugatenis.com e a Loja Guga Tênis.

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?