00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles – 1ª quinzena de setembro/2017

Dupla poderosa: Tida Zanatta e Denise Hess de Souza em recente evento na Ilha (Foto: Emanuele Lazzarini)

Publicado em 14/09/2017

Praça em obras

Agora é oficial: começou a revitalização do Largo Benjamin Constant (também conhecido como "Pracinha do Kioski") pela W Koerich Imóveis, com previsão de entrega para março de 2018. Desenvolvido pelo paisagista Jordi Ribeiro, o projeto é supervisionado pelo engenheiro Felipe Koerich e pela arquiteta e urbanista Ana Carolina Ogata. O avião e os demais desenhos do saudoso artista plástico Hassis nas calçadas em petit-pavé, de 1965, serão cuidadosamente recuperados. Entre as melhorias, instalação de novos bancos, lixeiras, paisagismo, iluminação e a reestruturação do quiosque e do ponto de táxi. A sinalização será inspirada em grandes centros culturais, com placas indicando a distância de diversos pontos do centro da cidade. Será a 14ª intervenção do projeto Boa Praça W Koerich Imóveis em espaços públicos de Florianópolis.

 Bula do amor

O cupido flechou mais uma vez o senador Dário Berger, separado desde 2009. Elaine Cristina Huber, uma farmacêutica, é sua mais nova namorada. 

 Nova geração

Jeanine e o médico Marcelo Collaço Paulo preparam-se para estrear como avós - e em dose dupla. Já para os próximos dias é aguardada a chegada do primeiro neto, Vicente, filho da pediatra Gabriela Gondin Paulo e Roni Mansur. Em janeiro, a cegonha trará o segundo, Marco Antônio, primogênito do casal de diplomatas Tatiana e Guilherme Gondin Paulo, hoje atuando na Embaixada do Brasil em Roma. O bebê, aliás, vai nascer na capital italiana.

 Gravata na ciclovia

A formatura em Direito pela UFSC de Roberto Althoff Bornhausen, o "Bob", neto do ex-ministro Jorge Bornhausen e filho de Isabela Althoff e Paulinho Bornhausen, teve comemoração em família com direito a uma surpresa divertida. Foi preparado um bolo personalizado com um boneco no topo andando de bike e vestido de terno. É assim que ele costuma ir e voltar do escritório de advocacia onde já trabalha.

 À espanhola

Depois de duas obras dirigidas aos leitores mirins, Marianinha Bicca Piazza está em contagem regressiva para o lançamento do seu primeiro romance, "Vida Cigana", dia 20 de setembro, no CIC. A sessão de autógrafos incluirá uma apresentação da cantora Janara Carvalho num estilo tudo a ver com a história contada pela autora, dançando com castanholas. Toda a renda da venda do livro será doada para a Serte.

Pausa para a selfie: Barbara Amin e Duda Lima em mais um sunset do Café de La Musique (Foto: Larissa Trentini)

 Gramas a menos

Grandes marcas de chocolates como Nestlé e Lacta acabam de diminuir, mais uma vez, o peso de vários dos seus produtos. As barras encolheram, mas os preços continuaram no mesmo patamar. E não adianta chiar: os fabricantes protegem-se da acusação de maquiagem anunciando as reduções nas embalagens, sem nenhum pudor.

 Sob nova administração

Mudança no comando dos cinemas do Beiramar Shopping. Desde o dia 1º, substituindo o Cine Espaço, as salas passaram a ser administradas pela rede Cine Show, empresa familiar nascida no interior fluminense que, agora contando com Florianópolis, já está presente em 10 cidades brasileiras. 

Cores pela vida

A tradição iniciada pelo Outubro Rosa experimenta um setembro tricolor em SC. Para a Associação Catarinense de Psiquiatria, o mês é amarelo, pela prevenção do suicídio. Já para a Sociedade Catarinense de Coloproctologia, setembro é verde, para alertar sobre a importância do diagnóstico de câncer de intestino e reto. E tem ainda o “Setembro Dourado”, pela conscientização sobre o câncer infantojuvenil. 

 De olho no imposto

As 280 empresas que realizam vistoria veicular em Santa Catarina lançaram uma campanha com adesivos, em tom de protesto, para que a população conheça o tamanho da tributação que recai sobre o setor, gerador de 2 mil empregos no estado. Atualmente, do valor de cada operação realizada, 45% são impostos.

Tela cheia

O cineasta Sylvio Back está sendo homenageado pelos seus 80 anos de vida com a “Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem”, no cinema do CIC e na TV UFSC, nos finais de semana de setembro. Serão exibidos ao todo 12 dos 38 filmes já feitos pelo catarinense, com sessões gratuitas e abertas ao público. O primeiro da lista é "Lost Zweig", de 2003.

Do verão ao inverno

O catarinense Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, emplacou manchete em O Globo por conta da sua participação em evento do projeto "Reaje, Rio!".  Anunciou, sob aplausos, uma campanha internacional para vender o estado como principal destino turístico do país. A meta é aumentar a receita anual do setor de R$ 11 bilhões para R$ 45 bilhões com, entre outras medidas, a implantação de um calendário de eventos para o ano todo na cidade do Rio de Janeiro.

 Sete mares

Ficou pronta a construção do ECO, primeiro veleiro de expedições e pesquisas oceanográficas do Brasil. O lançamento oficial será em outubro na Marina de Itajaí. É a primeira e única embarcação do gênero projetada e construída por uma universidade brasileira, a UFSC.

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?