00:00
21° | Nublado

Gastronômicas - Edição 1ª Quinzena de Setembro

Eduardo Araújo e Celso Dunnamis, importante parceiro da Santa Adega, no happy hour de sábado, degustando o ainda sem rótulo Tannat 2014, da Dunnamis (Foto: Divulgação)

Publicado em 06/09/2016

Unoaked

Em noite de degustação na última segunda-feira 22, a Pizzaria Basíilico e a Monte Agudo receberam um grupo de jornalistas e digital influencers para apresentar a nova pizza da casa, a “La Vera”, feita com mussarela especial, manjericão fresco e pedaços grandes de tomates assados anteriormente em sal grosso. Para acompanhar, o novo vinho branco da vinícola Monte Agudo, o “Unoaked” ou sem carvalho, um chardonnay sem barrica safra 2014. Foram produzidas poucas garrafas deste vinho, apenas 1.600, por isso, ele será vendido apenas na sede da vinícola em São Joaquim.

Gastronômade 

Em setembro, aproveitando a temporada brasileira, será lançado o livro “Gastronômade Brasil – vinhos e espumantes. Em 175 belas páginas, Renata Runge, a fundadora do projeto no Brasil, nos apresenta o conceito de gastronomia itinerante, experiências, passagens com produtores rurais, emocionantes visitas a históricas propriedades rurais e receitas de pratos inspirados em produtos agrícolas frescos e sazonais de diversas regiões do Brasil. Dia 15/09, às 19h30, nas Livrarias Catarinense, no Beiramar Shopping.

Portugueses

Em meados de agosto, a Santa Adega trouxe a Florianópolis o português Antonio Bravo, da Qualimpor. Grande conhecedor dos vinhos portugueses, ele fez uma exposição espetacular sobre as micro-regiões do Douro e Alentejo. Junto com a apresentação foram degustados os vinhos das regiões, inclusive um Porto Tawney de 10 anos. A degustação custou R$ 40 e teve seu valor investido na compra de produtos degustados. Só a palestra e a degustação já valiam a entrada.

Nova safra

A Dunnamis está finalizando um novo produto. A parceria comercial com a Santa Adega tem rendido bons frutos, digo vinhos. No ano passado, o certified sommelier Eduardo Araújo participou do ajuste final do Chardonnay da marca, lançado em novembro. Agora a empresa está finalizando seu Tannat, safra 2014, que passou 14 meses em barricas de carvalho.

 


Sobre o autor

Hermann Byron

Diretor geral do Imagem da Ilha, amante da boa comida e colunista de gastronomia do jornal.


Ver outros artigos escritos?