00:00
21° | Nublado

Este ano passou voando!
É hora de pensar na organização da ceia de Natal definindo cardápio e prazo para o seu preparo

Peru ou chester: um ou outro não pode faltar nesta data tão especial (Foto: Reprodução)

Publicado em 06/12/2016

Apesar de ter a sensação de que tudo passou muito rápido, para mim foi um ano de grandes emoções. Consegui concretizar algumas metas importantes como o lançamento do blog, onde agora consigo manter um contato mais próximo com vocês, e a publicação do meu novo e-book “Cardápios para Receber Amigos”, um projeto antigo que tive a felicidade de finalizar em 2016.

Pode parecer pouco, mas acredito que é assim que devemos viver a vida. Sempre em frente, um passo depois do outro, realizando nossas metas, conquistando a cada dia um pouco daquilo que almejamos e, por fim, realizando nossos sonhos. Eu sou muito grata com todos que de alguma forma estão contribuindo nesta minha trajetória. E como estamos em dezembro, mês de festas e confraternizações, que tal algumas dicas para a festa de Natal?

Receber os amigos e a família em qualquer época do ano é sempre um momento de alegria e prazer, mas quando chega o Natal temos a sensação que toda esta emoção se multiplica. E é para ser assim mesmo, pois o verdadeiro espírito natalino é de confraternização e fraternidade. Comemorar o nascimento de Jesus Cristo ao lado de pessoas queridas é o que de melhor podemos fazer para renovar nossas energias com afeto e harmonia.

No caderno Arquitetura & Decoração da edição passada, já dei algumas dicas para ajudar quando o assunto é receber. São dicas que estão no meu novo e-book “Cardápios para Receber Amigos” e que ajudam no planejamento e organização de qualquer evento, inclusive na festa de Natal. Mas mesmo seguindo as dicas, não deixe tudo para a última hora! Lembre que em dezembro tudo fica mais tumultuado. Organize-se e vá realizando as tarefas aos poucos. Dessa forma você ainda conseguirá relaxar e curtir a festa com seus convidados.

Agora vamos falar sobre o cardápio. Você pode elaborar um cardápio com algumas opções bem tradicionais como peru, farofa, rabanada, panetone, mas também acrescentar algumas receitas diferentes e deliciosas para variar um pouco o menu. O ideal é priorizar receitas que possam ficar prontas com antecedência, assim na hora da ceia tudo ficará mais prático. Aliás, a ideia é esta, uma festa charmosa, animada, mas sem estresse!

Sugestões

Então vamos lá, vou dar algumas opções que não devem faltar. Com elas você conseguirá elaborar o cardápio ideal para sua festa: frutas secas (nozes, castanhas, damascos, pistaches, tâmaras), queijo brie com geleia de frutas e torradinhas, panetone, peru ou chester, pernil de porco ou de cordeiro, filé de peixe (salmão com molho de manga ou maracujá é uma ótima pedida), farofa com castanhas, arroz com vinho branco e uvas passas, salada de folhas e frutas, salada com camarão, fios de ovos, rabanada, sorvete, mousse de chocolate (ou outra sobremesa com chocolate), frutas frescas (cereja, morango, uva, romã).

Com estas opções você agradará a todos os gostos e tenho certeza que todos ficarão satisfeitos e muito felizes. Quer saber mais algumas dicas sobre a arte de receber? Então dá uma olhada lá no blog www.ceresazevedo.com.br! Tem vários posts com dicas incríveis! Desejo um ótimo Natal a todos vocês, meus queridos leitores, e que 2017 venha pleno de luz e harmonia, trazendo boas energias para a realização de nossos sonhos!

E agora minha receitinha de sobremesa para quem ama chocolate. Além de deliciosa é super prática, pois você poderá deixar pronta com antecedência!


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?