00:00
21° | Nublado

Vinhos na Serra da Mantiqueira

Crédito: Reprodução/ Vinícola Guaspari

Publicado em 28/06/2017

Ainda hoje para algumas pessoas é surpreendente saber que o Brasil é um país produtor de vinho e uma surpresa maior saber que produzimos vinhos muito bons. Muitos sabem que o Rio Grande do Sul é o nosso polo vitivinícola e, pelo menos nós aqui em Santa Catarina sabemos, que muito vinho bom é produzido em nosso estado. Mas, para um país com pouca história na produção e consumo de vinho, somos um país com muita diversidade. Produzimos vinhos de todos os estilos e com as mais variadas uvas e, ainda mais, produzimos vinhos nas mais variadas regiões, algumas pioneiras no mundo, como o Vale do São Francisco, no Paralelo 8 e, especialmente, na região de Altitude na fronteira entre São Paulo e Minas Gerais. Numa parte do Brasil especializada na produção de café (maior região produtora do mundo) temos um método único para o manejo de vinhedos e que foi desenvolvido por um brasileiro. As tradicionais famílias cafeeiras já estão diversificando sua produção.

No começo do século XIX, o botanista francês Auguste Sainte Hilaire já descrevia as qualidades das uvas colhidas durante o inverno na região. Hoje, com uma técnica especial de dupla poda para inverter o ciclo vegetativo da videira, conseguimos manter características de qualidade encontradas nas melhores regiões produtoras do mundo, com muitas horas de sol, clima seco e noites frias. A técnica foi desenvolvida por Murillo Alburquerque Regina durante seu Doutorado na Universidade de Bordeaux, na França, e consiste em enganar a videira com a dupla poda, uma de formação e outra de produção. Isso a faz iniciar seu ciclo de maturação em maio para que os frutos possam ser colhidos no meio do inverno, período que mantém essas características positivas dando ótima concentração de cor e aromas nas uvas.

Na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG, em Caldas (MG), existe o Núcleo Tecnológico Uva e Vinho, que serve como uma incubadora para diversos projetos vinícolas. O resultado é fantástico e comprovado pelos variados prêmios recebidos pelos vinhos mineiros e paulistas. A Vinícola Guaspari, no interior de São Paulo, foi a primeira a levar uma medalha de Ouro no reconhecido Decanter Wine Awards, realizado na Inglaterra, com seu Vista do Chá Syrah, da safra 2012. Na edição de 2017, esse mesmo painel reconheceu cinco rótulos dessas regiões. Entre os 21 rótulos brasileiros premiados, uma quantidade muito significativa e com uma amostra variada entre vinhos tintos e brancos. Aliás, falando em uvas, parece que a Syrah/Shiraz se adaptou muito bem, e produtores como Maria Maria, Casa Verrone e Guaspari produzem excelentes rótulos com essa variedade.

Os projetos estão iniciando e existe muito a ser desenvolvido e melhorado com o tempo, safra após safra. Porém, os resultados dão esperança de mais uma região produzindo grandes vinhos no Brasil.


Sobre o autor

Eduardo Machado Araujo

Certified Sommelier - Court of Master Sommeliers


Ver outros artigos escritos?