00:00
21° | Nublado

Mais de 3 milhões precisam se vacinar em SC

Começou! A campanha de vacinação contra a gripe já está em andamento em SC. Confira quem pode se vacinar nesta fase. (Foto: Ricardo Trida/SECOM)

Publicado em 07/04/2025

Santa Catarina dá início nesta segunda-feira, 7 de abril, à 27ª edição da Campanha de Vacinação contra a gripe. A imunização começa pelos grupos prioritários e terá um Dia D de mobilização estadual marcado para 10 de maio. A partir dessa data, a aplicação da vacina será ampliada para toda a população com mais de seis meses de idade. O objetivo principal da campanha é reduzir os impactos das síndromes respiratórias agudas, especialmente durante o outono e o inverno.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, ressaltou a importância de alcançar um grande número de pessoas imunizadas. “Já distribuímos mais de 200 mil doses da vacina trivalente. É essencial que a população se vacine contra a influenza. As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, policlínicas e em outros locais definidos pelos municípios. Precisamos da participação de todos para enfrentarmos esse desafio”, afirmou.

Neste primeiro momento, a campanha tem como foco cerca de 3,3 milhões de pessoas. Estão incluídos nesse grupo idosos com mais de 60 anos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão. A vacinação para o restante da população começa em maio. “É fundamental proteger, o quanto antes, quem está mais vulnerável a formas graves da doença e até ao risco de morte”, alertou o secretário.

Até o momento, o estado já registrou 128 mortes em decorrência da gripe em 2024. Além disso, o aumento no número de casos tem pressionado o sistema de saúde, com elevada ocupação de leitos de UTI e outros serviços. Apesar dos esforços do governo estadual para ampliar a estrutura hospitalar desde o ano passado, a vacinação segue sendo uma das estratégias mais eficazes para evitar o agravamento da situação.

Segundo Demarchi, o imunizante é seguro, faz parte do calendário nacional de vacinação e leva de duas a três semanas para proporcionar proteção eficaz após a aplicação. Em 2024, Santa Catarina contabilizou 1.693 casos de gripe, sendo a maioria causada pelo vírus influenza A (H1N1).

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI