00:00
21° | Nublado

SC define normas para uso do Cordão de Girassol

SC define normas para uso do Cordão de Girassol
Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência aprova por unanimidade projeto que regulamenta o uso do Cordão de Girassol em Santa Catarina. (Foto: Jeferson Baldo/Agência AL)

Publicado em 16/10/2025

Com a aprovação do Projeto de Lei (PL) 49/2023 pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência na manhã desta quarta-feira (15), Santa Catarina passa a ter regras claras para a concessão e utilização do Cordão de Girassol — símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes.

Regulamentação do símbolo de inclusão

A proposta, de autoria do deputado Jessé Lopes (PL), recebeu parecer favorável do relator deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e foi aprovada por unanimidade pelos membros do colegiado.

Confira as fotos da reunião da comissão

O projeto tem como objetivo garantir reconhecimento, respeito e atendimento prioritário a pessoas com deficiências não visíveis, como autismo, Alzheimer, TDAH, epilepsia, deficiência intelectual leve, entre outras.

O Cordão de Girassol, caracterizado por uma fita verde estampada com girassóis, já é reconhecido nacionalmente pela Lei nº 14.624/2023, que instituiu o símbolo como meio de identificação para pessoas com deficiências ocultas em todo o país.

Segundo o relator, que apresentou uma emenda substitutiva global ao texto original, a iniciativa “fortalece as políticas de inclusão social, promove o respeito à diversidade e assegura um atendimento mais sensível e humanizado a quem vive com deficiências não visíveis”.

O projeto agora segue para análise e votação em Plenário.

Inclusão no esporte

Outro destaque da reunião foi a aprovação unânime do PL 367/2024, de autoria do deputado Mário Motta (PSD), que autoriza a concessão do benefício da Bolsa-Atleta aos atletas-guias que acompanham paratletas com deficiência visual das classes T11 e T12.

O parecer favorável do deputado Dr. Vicente Caropreso também foi acolhido por unanimidade pelo colegiado. De acordo com a justificativa do autor, a inclusão dos atletas-guias no benefício reforça a política de incentivo ao paradesporto e garante continuidade e qualidade no treinamento e nas competições.

“Os atletas-guias são parte essencial das conquistas esportivas dos paratletas. Reconhecer seu papel é também valorizar a inclusão e o esforço coletivo que o esporte representa”, destacou Caropreso.

Requerimentos e homenagens

Durante a reunião, a comissão deliberou dez requerimentos, todos aprovados por unanimidade, voltados a ações de inclusão e acessibilidade em diversas áreas.

O encontro também foi marcado por uma homenagem ao Dia do Professor. O presidente do colegiado, Dr. Vicente Caropreso, fez questão de destacar a relevância da categoria e prestou uma homenagem à deputada Luciane Carminatti (PT), professora de formação.

Os deputados Jair Miotto (União) e Sargento Lima (PL) também compartilharam lembranças de seus tempos de escola e parabenizaram os educadores catarinenses.

Prêmio Asas da Inclusão

Ao final, Caropreso anunciou que o Prêmio Asas da Inclusão será realizado no dia 3 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

A honraria reconhece iniciativas, instituições e pessoas que se destacam na promoção da inclusão e acessibilidade em Santa Catarina.

 

Leia também:

- Protagonismo feminino ganha voz em nova obra catarinense

 

 

Da redação

Fonte: Alesc

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI