Carro elétrico custa 73% menos por quilômetro
Energia elétrica residencial foi responsável pela primeira deflação em 12 meses no Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira (10) a inflação oficial do país, em agosto. Esta foi a primeira vez, nos últimos 12 meses, que o Brasil registrou deflação de 0,11%. O principal responsável por essa queda foi a energia elétrica residencial, que registrou queda de 4,21%.
Com base no valor médio do kWh é de 80 centavos, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e o custo médio do litro da gasolina em território nacional é de R$ 6,17, considerando dados oficiais da Petrobras. O que isso significa para o bolso do consumidor?
Se levarmos em conta o tanque de combustível de 55 litros do carro a combustão líder de vendas no Brasil, este ano, até o momento, seria necessário R$ 339,35. Em contrapartida, para carregar totalmente a bateria do EX30, carro elétrico premium mais vendido do país, em 2025, com 2.526 veículos emplacados (até o dia 10 de setembro), o cliente desembolsa R$ 55,20.
Considerando que o modelo a combustão rode 10km/l, chegaria a uma autonomia de 550 quilômetros, que dá um custo médio de R$ 0,617 por quilômetro. O EX30, por sua vez, tem autonomia aferida oficialmente pelo Inmetro de 338 km, que representa R$ 0,163 para cada quilômetro rodado. Resumindo: o custo do quilômetro rodado do EX30 é 73,6% mais barato do que o modelo a combustão líder de vendas no Brasil.
Formado em economia e com boa parte da carreira realizada em finanças, Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, faz uma análise fria desta realidade. “Temos muito clientes que chegam até a gente com inúmeras dúvidas relacionadas a carros elétricos e é muito importante ajudarmos a tirar estas dúvidas. Sou economista e, até assumir a presidência da Volvo Car Brasil, sempre fiz minha carreira na área de finanças, por isso me sinto muito à vontade com este tipo de análise. Sempre que me mostrarem uma opção com a qual eu possa ter uma economia de 73,6%, eu vou me interessar. Envolvendo um carro como o EX30, que é extremamente agradável de dirigir, nem se fala”, comenta Godoy, que continua.
“O carro elétrico não é positivo só pela economia no valor do quilômetro rodado no bolso do consumidor. Representa um benefício em diversos sentidos, como o fato de não emitir gases de efeito estufa e contribuir positivamente para a redução da poluição sonora, por exemplo. Depois de andar em um carro elétrico, sua percepção muda completamente e este é apenas um dado numérico que pode auxiliar na hora de um consumidor decidir por aderir à tecnologia elétrca”, afirma Godoy.
Vale ressaltar que os dados considerados são para carregamentos realizados em residências e que proprietários de Volvo podem carregador nos 75 eletropostos instalados pela marca em rodovias sem nenhum custo. Já são mais de 29 mil km de estradas conectadas, que permitem ir de Pelotas (RS) até Jericoacoara (CE), em um trajeto de mais de 5 mil km.
Da redação
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