00:00
21° | Nublado

Feira estadual do mel de SC começa nesta quarta
Feira vai ocupar novamente o Largo da Alfândega, no Centro da Capital

Serão 26 estandes comercializando diferentes tipos de mel e seus derivados. (Crédito da foto: Divulgação)

Publicado em 07/05/2024

A 23ª Feira estadual do mel de Santa Catarina vai ocorrer de 8 a 11 de maio, no Centro de Florianópolis. O evento aproxima o produtor e o consumidor, oferecendo produtos com características regionais a preços acessíveis. Como acontece anualmente, o mel será tabelado. Além disso, com a feira é possível proporcionar a inserção de pequenos produtores familiares no mercado e divulgar o mel e demais produtos das abelhas de Santa Catarina.

Mais de 200 produtores de todas as regiões de Santa Catarina estarão com seus méis e derivados em 26 estandes. Nove dos estandes serão ocupados por grupos de produtores que possuem unidades de envase e beneficiamento de produtos das abelhas e marcas coletivas, ou unidades de envase coletiva e marcas individuais. Serão mais de 30 marcas de méis e derivados expostos no Largo da Alfândega durante os quatro dias de feira.

A Feira é uma realização da Faasc, Epagri, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Prefeitura Municipal de Florianópolis. Conta também com o apoio do Sebrae/SC, Faesc/Senar/SC, UFSC, CIDASC e Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O trabalho sinérgico destas instituições confere a Santa Catarina um lugar de destaque na criação de abelhas. Tanto que o mel catarinense já foi eleito como o melhor do mundo por seis vezes no congresso Apimondia.

Sobre o mel catarinense

Dados preliminares do IBGE colocam Santa Catarina como o sétimo produtor nacional de mel, com 4.887 toneladas. Segundo o IBGE 2017, o estado conta com 16.843 meliponicultores e apicultores. É líder em produtividade no país, com uma média de 68 kg/km², em comparação aos 4,8 kg/km² do Brasil. Dessa forma, SC se firma como um dos principais produtores e exportadores de mel do Brasil.

Com uma forte tradição e um trabalho de excelência na assistência ao produtor, realizado por instituições como Epagri, Cidasc, Senar e Sebrae, Santa Catarina se destaca também pela organização desta cadeia produtiva. A Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc) tem em seu quadro 58 associações filiadas, reunindo mais de dois mil apicultores e meliponicultores.

 

Da redação

Fonte: RCN

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045