00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 17/10

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 17/10
Personagem fere bom senso cristão no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 17/10/2025

Odete Roitman

   De envergonhar o catarinense de bom senso a agora notícia nacional envolvendo o padre Cleber Pagliochi, da Paróquia São Daniel, de Seara, no oeste do Estado, que deu uma "bronca" em fiéis por ele receber vários pedidos de oração, que negou, evidentemente, para a vilã da novela “Vale Tudo”, Odete Roitman. Perguntar não ofende: qual é a capacidade intelectual de uma pessoa que se diz cristã pedir  oração para um personagem?

 

 

Comedido

    Desde que se tornou arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que é catarinense de Urubici, sempre fazia da homilia, no dia consagrado à santa, um palanque político e petista. Nos tempos de Bolsonaro, cunhou a frase “Pátria amada não pode ser pátria armada”. Domingo, em missa com presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), pediu que "os eleitos pelo povo votem em leis favoráveis aos pobres".

 

 

Com Bolsonaro

  O ministro do STF, Alexandre de Moraes autorizou a visita do governador Jorginho Mello ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no próximo dia 22, em Brasília. No pedido o governador diz que sua visita tem caráter político e pessoal. Também sob autorização, Bolsonaro recebeu, em sua prisão domiciliar, outros dois políticos de SC: a deputada federal Caroline de Toni (PL) e o senador Esperidião Amin (PP).

 

 

Ocupação

   Cinquenta municípios apresentaram nível de ocupação igual ou maior que 70%, ou seja, a cada 10 pessoas acima de 14 anos, 7 estavam trabalhando, atesta o módulo do Censo 2022 sobre Trabalho e Rendimento, divulgado pelo IBGE. Dos 15 municípios com maiores níveis de ocupação no Brasil, cinco são catarinenses: Irati (76,6%), São Martinho (75,2%), São Ludgero (74%), Pinhalzinho (73,7%) e Laurentino (73,5%). Em 1º está Fernando de Noronha (83,4%).

 

 

Comunidade histórica

   A Casa da Cultura Açoriana da Enseada de Brito, em Palhoça, recebe, dia 18, o lançamento do livro-reportagem “Enseada de Brito – Gente e Memória”, da jornalista e escritora Cláudia Aragón, com fotografias de Caio Cezar. A obra traz personagens e histórias de uma gente com um modo de vida que sobrevive ao tempo. Trata-se de uma das comunidades açorianas mais antigas do litoral catarinense.

 

 

Corte proibido

   A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que proíbe o corte de árvores de erva-mate identificadas como produtoras de sementes. Também cria uma política para incentivar pesquisas, seleção e melhoramento genético, além de apoiar produtores. No Brasil estima-se que o cultivo ocorra em cerca de 700 mil hectares em 180 mil propriedades, principalmente em SC e no Paraná.

 

 

Duas rodas

  Que o sucesso da Volta Ciclística de SC, encerrada ontem em Florianópolis, inspire pelo menos as prefeituras que fizeram parte das cinco etapas a estimular o uso da bicicleta não apenas como lazer e sim, principalmente, como opção de transporte da população. O fato é que, contrariamente a uma tendência mundial, aqui pouco ou quase nada se faz. 

 

 

Velha guarda 1

   Pesquisas desses dias dizem que Lula ganha em todos os cenários. A avaliação da direita não se intimida e mostra que se o presidente ganhou por pequena margem em 2022, também pode perder por pouco em 2026, se souber fazer engenharia política com sabedoria. E isso, dizem alguns, pode levar à direita a chamar a velha guarda para ajudar, incluindo o ex-presidente do PFL, Jorge Bornhausen.

 

 

Velha guarda 2

   A propósito, o Kaiser  acaba de completar 88 anos em plena forma e numa celebração entre companheiros da política de décadas, deixou escapar que seu nome preferencial para a sucessão presidencial é o jovem governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) e que, se precisar, vai se engajar na sua campanha ao Planalto.

 

 

Chaves Michelin

   O conhecido Guia Michelin anunciou sua primeira seleção global de Chaves Michelin, após seus inspetores percorrerem o mundo e identificarem, entre mais de sete mil hotéis, aqueles que oferecem “as experiências mais excepcionais”. No total, 2.457 receberam uma, duas ou três chaves, reveladas em uma cerimônia exclusiva no Musée des Arts Décoratifs, em Paris, quarta-feira. Na lista brasileira de 16 nomes com uma chave está apenas um de SC: o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, em Governador Celso Ramos.

 

 

Praias poluídas

   Socorro! Cientistas, em nove expedições, percorreram 7.500 quilômetros de norte a sul do Brasil e coletaram amostras de areia em 1.024 praias. Constataram que a maioria está poluída por microplásticos e que o risco ecológico causado pela contaminação é mais acentuado em alguns locais. Dentre eles o único em SC é a Praia do Siriú, em Garopaba. A que tem maior concentração de microplásticos no país é Barrancos, em Pontal do Paraná (PR).

 

 

Ideli contra 1

    Um debate semana passada na Assembleia Legislativa, sobre a qualidade dos serviços prestados por comunidades terapêuticas em atendimentos voltados à saúde mental em SC permitiu a muitos saber que a professora e ex-senadora Ideli Salvatti, coordena o Movimento  Humaniza, que atua na campanha nacional contra as comunidades terapêuticas.

 

 

Ideli contra 2

   Ela relatou que essas comunidades cobram das famílias, recebem dinheiro dos municípios, do Estado e, em alguns casos, até de verbas federais. Contou que em um dos estabelecimentos com atividades suspensas recentemente, o Ministério Público constatou casos de trabalho escravo, com internos trabalhando no haras de um dos proprietários da clínica.

 

 

Anti-Israel

  Chama a atenção o projeto do deputado Marquito (Psol) que começou a tramitar na Assembleia Legislativa: proíbe a aquisição de armamentos, artefatos, veículos, dispositivos, equipamentos, sistemas e serviços de segurança pública, defesa ou inteligência provenientes do Estado de Israel pelos órgãos e instituições do Estado de SC.

 

 

No ar

    A Gol anunciou um incremento de voos para o aeroporto de Florianópolis, entre dezembro deste ano a fevereiro de 2026, de 3.240 para 3.689 pousos e decolagens (458 a mais). O número de assentos passará de 594 mil para 681 mil.


 

Leia também:

- Oficina une isogravura e poesia de cordel para crianças

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?