00:00
21° | Nublado

Sommelier do Ano
Colunista do Imagem da Ilha, Eduardo Machado Araújo é o grande destaque de premiação nacional

Ao lado da premiação individual, Eduardo também levou dois Grandes Prêmios de Excelência pelas cartas de vinho do estabelecimento em que é sócio na capital catarinense (Foto: Arquivo pessoal)

Publicado em 11/07/2019

O Prêmio Melhores do Ano, da revista Prazeres da Mesa, maior premiação da gastronomia brasileira, elegeu o sommelier Eduardo Machado Araújo, que é colunista do Imagem da Ilha, como o grande destaque da premiação de vinhos. O prêmio recebe indicações de nomes de diversas frentes por especialistas no assunto – entre chefs, críticos e estudiosos da área. Eduardo, que é catarinense, foi escolhido entre 176 profissionais de todo o país para ser o Sommerlier do Ano – 2019. 

Ao lado da premiação individual, ele também levou dois Grandes Prêmios de Excelência pelas cartas de vinho do estabelecimento em que é sócio em Florianópolis, o The Wine Pub. As cartas de vinho possuem mais de 200 rótulos de 18 países diferentes, têm foco em vinhos orgânicos e de pequenos produtores com uma vasta oferta de vinhos em taça. “Destacar-se no mundo do vinho é uma tarefa bastante difícil e exige muito conhecimento. Se isso acontece fora do eixo Rio - São Paulo, que abriga as principais atividades do setor, é uma grande conquista para qualquer profissional”, destaca a equipe da revista.

Eduardo, que em 2018 ficou entre os finalistas, conta que o prêmio principal foi uma grande surpresa: “fui ao evento para receber os prêmio de melhor carta de vinhos, que eu já sabia que iria receber, e, de repente, fui surpreendido com o Sommelier do Ano! Foi um momento de muita alegria, demorou pra cair a ficha”, conta.

Como tudo começou

A história do sommelier de 35 anos, com os vinhos, iniciou em 2004, como vendedor para uma multinacional. “Nessa época notei que era isso que eu queria fazer e comecei a estudar a fundo”, conta Eduardo Machado Araújo. Alguns anos depois, concluiu a formação como sommelier, ao mesmo tempo em que abriu em Florianópolis uma distribuidora/loja de vinhos que se tornou uma das maiores do estado, a Santa Adega. Em 2010 fez especialização na Califórnia, Estados Unidos, recebendo o Certified Sommelier, na época um título restrito a poucos brasileiros. 

Em 2016, Eduardo focou em um novo negócio. Vendeu a Santa Adega e montou, ao lado do pai, Fernando, o The Wine Pub, no centro da capital catarinense, espaço focado totalmente em wine stations - estações de vinho, em português - vendendo vinhos em taça, um negócio pioneiro na cidade. 

O sommelier esbanja experiência visitando regiões vinícolas, teve vivências na colheita de uvas na Borgonha, ganhou o prêmio de melhor sommelier de vinhos portugueses no Brasil, se tornando embaixador dos vinhos portugueses, é professor da Enocultura e do Curso de Formação Profissional de Sommelier, além de ter certificações internacionais como o WSET e Court of Master Sommelier.

Da redação