00:00
21° | Nublado

O elegante casaco Chanel é peça chave em exposição na capital

Regina Calainho interfere em figurinos de mulheres icônicas da pintura universal (Foto: Divulgação)

Publicado em 20/11/2014

Abre na terça-feira, 25/11, às 19 horas, a exposição "Se ela tivesse um casaquinho Chanel", da artista plástica carioca Regina Calainho, inspirada no emblemático casaco tweed Chanel - criado em 1954, pela estilista francesa Coco Chanel – e sinônimo de elegância feminina. A visitação acontece até 06/12, na Sala Novos Artistas da Helena Fretta Galeria de Arte, na capital.

Afeita ao abstracionismo, desde que se decidiu pela arte, no início de 2000, em Brasília, nesta mostra Regina apresenta cinco gravuras digitais, interferindo sobre obras do século 19 criadas por Édoaurd Manet, Pierre-Auguste Renoir, Francisco de Goya, James Tissot e Jacques-Louis David.

O casaquinho

A série "Se ela tivesse um casaquinho Chanel" começou a ser criada a partir de Almoço na relva, de Manet, que escandalizou os parisienses no Salão dos Independentes, em 1863. A moça da pintura impressionista acompanhada por dois cavalheiros em um piquenique está nua, mas é vestida por Regina apenas com o casaquinho. A abordagem da artista sugere uma leitura sobre a atemporalidade do traje e cria um foco sobre a mulher já que outros personagens estão em preto e branco e o fundo ganha uma cor única.

Com a lógica de que o casaco é uma peça que cada um pode reinventar à sua maneira, a artista também aplica o traje a personagens femininas de pinturas de O Camarote (1874), de Renoir; La Maja Vestida (1798), de Goya; Madame Récamier (1800), de Jacques Louis David; e On the Thames (1873), de Tissot. As gravuras são numeradas de 1 a 10 e vão ser comercializadas ao preço de R$ 1.250,00.

A artista

Regina é socióloga, nasceu no Rio de Janeiro e trabalhou no Ministério da Saúde, em Brasília. Participou de coletivas e estreou no Teatro Nacional com uma exposição de obras em expressionismo abstrato. Há quatro anos vive em Florianópolis.

Visitação

A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados, das 9h às 13h, na Helena Fretta Galeria de Arte (Rua Presidente Coutinho, 532 – Centro).

Da redação