00:00
21° | Nublado

Semana Lixo Zero traz debate sobre educação ambiental e gestão de resíduos sólidos

Foto: Reprodução

Publicado em 28/10/2014

Para debater a questão do lixo no Brasil, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e apresentar as boas iniciativas de empresas, escolas e instituições públicas e privadas na gestão do lixo, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), em parceria com a Tractebel Energia e o Instituto Lixo Zero, promovem de 1º/11, próximo sábado, a 08/11, a Semana Lixo Zero. Na programação, palestras e apresentação de cases que ajudam a entender e a solucionar de forma simples e inteligente uma parte deste problema.

“É possível que ações individuais ou feitas por pequenos grupos de pessoas, que comecem com a mudança de hábitos do dia a dia, contribuam para termos cidades mais sustentáveis”, lembra Luiz Falcão de Moura, diretor do Programa ReÓleo, um programa da ACIF que há 16 anos ajuda a coleta e reciclagem de óleo de cozinha. Até hoje, mais de 2,7 milhões d élitros do resíduo deixaram de ser despejados no meio ambiente.

Destinação correta

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, estabeleceu que até agosto deste ano, todos os municípios brasileiros deveriam dar correta destinação aos resíduos e rejeitos produzidos por seus moradores. Mas, passado o prazo, a gestão de resíduos sólidos no Brasil segue com muitas deficiências e ainda é um desafio a ser resolvido. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), todos os estados ainda têm lixões e cerca de 60% das cidades ainda encaminham seus resíduos para locais inadequados.

De acordo com os números da Abrelpe, das 64 milhões de toneladas de resíduos gerados no ano passado, 24 milhões, o que equivale a 168 Maracanãs lotados de lixo, foram destinadas a espaços inadequados. Além disso, outras 6,2 milhões de toneladas sequer foram coletadas. Já em Santa Catarina, das 4,6 mil toneladas de lixo produzidos por dia, 4,34 mil são coletadas, mas apenas 3,1 mil delas tem destinação final correta.

Da redação