00:00
21° | Nublado

Artistas catarinenses unem Brasil e Itália através da música

Este é o quinto videoclipe lançado pelo ConectArteSC. Destaque para um dos intérpretes, Rohmanelli, que vive em Florianópolis mas tem familiares na Itália

Publicado em 06/04/2020

Pare o que você estiver fazendo, aumente o volume do celular ou do computador, acomode-se na poltrona, talvez no sofá ou na cama – onde for melhor, e veja este videoclipe. Produzido por artistas catarinenses, gravado de forma 100% virtual e lançado neste domingo (5), às 11h da manhã, o vídeo é uma homenagem aos italianos e seus descendentes que vivem no Brasil, especialmente na região Sul do país. É a celebração de dois povos – o de lá e o de cá - que não se espantam e não se rendem diante das dificuldades da vida.

“L’Italiano”, de Toto Cutugno, é a quinta música produzida pelo ConectArteSC, movimento criado durante a pandemia do Coronavírus e que tem a participação de mais de 200 profissionais. É a segunda música que não é uma composição original. Original tem sido o modo como os videoclipes são produzidos, nos quais cada músico grava sua parte em casa e envia a um editor que une todos os pedaços deste quebra-cabeça musical. Rohmanelli, Carla Domingues e o maestro Robson Medeiros são os interpretes dessa canção, que tem participação especial de Bruni Hubner Schwartz, Iva Nunes Giracca e Roger Corrêa. A mixagem e masterização ficou por conta de Duda Medeiros e a edição de som é assinada pelo Edu Madma. 

A primeira música lançada pelo ConectArte é um blues de autoria de Terence Martinelli, intitulada “Todos Juntos”; a segunda é um clássico do Deep Purple, de 1975: “You keep on moving”; a terceira é um samba de Jean Mafra, denominado “Sejamos”; e a quarta - “Perto do Coração” - foi composta pelo Chico Martins, do Dazaranha. Todas gravadas de forma coletiva em vídeo e disponíveis nas redes sociais e no canal do Youtube do movimento.

Segue link com a música: https://www.youtube.com/watch?v=M4ldEVCUoTs&feature=youtu.be


Leia o depoimento de alguns dos profissionais que participaram da gravação de L’Italiano: 

“Incrível participar deste trabalho com pessoas tão especiais e talentosas. Nunca imaginei cantar com Carla e Rohmanelli, por isso sou muito grato e honrado pela oportunidade. Nesse momento em que estamos vivendo, esta música me alegrou e me trouxe paz. Agradeço de coração a todos os envolvidos! (Maestro Robson)

“Foi um grande prazer cantar esse clássico da música popular italiana, muito conhecido no exterior. Um prazer redobrado por estar em companhia de artistas tão especiais na cena catarinense, que me acolheram, e por ter podido contribuir de forma positiva na construção dessa ponte Brasil e Itália num momento tão difícil para todos. (Rohmanelli)

“Fiquei emocionada em cantar esta música. É minha maneira de homenagear o povo italiano que passa por este momento difícil, assim como boa parte do mundo. Tenho um carinho imenso pela Itália pela ligação que tenho com a ópera e por todas as vezes que fui tão bem recebida nessa terra. Que possamos seguir cantando e que possamos superar tudo isso em breve”. (Carla Domingues)

“Sou imensamente grata por terem permitido uma pessoa de outro município participar deste movimento artístico de vocês. Este convite me fez iniciar um movimento parecido aqui em Jaraguá. Já produzimos a música e agora estamos na fase da captação dos vídeos. Tudo isso graças a todos você, que me motivaram e certamente irão motivar outros artistas do estado e do Brasil a se conectarem. (Bruni Hubner Schwartz)


“Música para mim não é um meio de vida, mas a razão dela! Conheci minha esposa por causa disso, e hoje é o único remédio que funciona comigo e a música Italiana aflora o sentimento de uma forma mais intensa! Produzir este som foi superdivertido, emocionante é surpreendente, pois a maioria dos áudios foi captado por celular! E quando a música é boa, pouco importa a forma como foi gravada, e sim a emoção e a interpretação dos artistas”. (Duda Medeiros)

FICHA TÉCNICA
Música: L’Italiano
Composição: Toto Cotugno
Cantantes: Carla Domingues, Maestro Robson Medeiros, Rohmanelli
Participação: Bruni Hubner Schwartz (Jaraguá do Sul), Iva Nunes Giracca, Roger Corrêa
Mixagem e Masterização: Duda Medeiros – Butiá Records
Edição de Vídeo: Edu Madma – Du Dig Dom Studio