00:00
21° | Nublado

Casan reforça pedido de uso racional da água na temporada. Confira as dicas para o dia a dia

Na hora de escovar os dentes, mantenha a torneira fechada (Foto: Reprodução)

Publicado em 15/01/2015

Com uma avaliação positiva do serviço de abastecimento de água nos feriados de Natal e Ano Novo a Casan mantém seus sistemas em produção máxima para a temporada e também o pedido de uso responsável da água por parte da população.

A solicitação é reforçada em uma campanha de mídia que será veiculada durante toda a temporada em outdoors, rádios, emissoras de televisão e jornais. Com a temática “Benefícios para muitos verões”, a campanha de verão informa sobre o Plano de Investimentos da Companhia para o período de 2014-2017, com recursos de R$ 1,7 bilhão em sistemas de água e de esgotamento sanitário, e busca a colaboração para uso responsável da água.

“O desafio do abastecimento permanece”, ressalta do diretor-presidente da CASAN, Valter Gallina. Segundo ele, todo o corpo funcional da Companhia mantém o alerta até março, já que o consumo triplica na temporada. 

Na avaliação da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, 2,5 a 3 milhões de turistas já passaram por Santa Catarina desde o feriado de Natal – e até março 5,5 a 5,8 milhões virão desfrutar as belezas naturais do Estado.

Dicas de economia:

:: Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água.

:: Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.

:: Não lave a louça com água corrente. Passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.

:: Não lave roupa com água corrente. Trabalhe utilizando o tanque.

:: Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total. O consumo é igual se ela não estiver cheia.

:: Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde. Com mangueira, em 15 minutos são desperdiçados cerca de 280 litros de água.

:: Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.

:: Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas.

:: Molhe o jardim com regador. Molhe as plantas ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação.

:: Regule a válvula de descarga. Esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.

:: Instale equipamentos economizadores para um uso mais racional da água. Empresas do ramo de materiais hidráulicos e cerâmicos pesquisam produtos cada vez mais eficientes e econômicos.

Da redação