00:00
21° | Nublado

Conheça cinco dicas para treinar melhor na academia

(Foto: Divulgação)

Publicado em 11/11/2016

No vai e vem da ciência, que afirma uma coisa hoje, amanhã afirma outra e depois desmente tudo que se acreditava como verdade, as perguntas a serem feitas são: como saber o que realmente faz bem para saúde? Quais são os métodos eficientes para emagrecer?  Que tipo de exercício físico funciona? Veja também dicas para se alimentar de maneira mais saudável. 

Confira estas dicas para treinar de maneira mais eficiente na academia:

1º) Escolha uma boa academia: Treinar em equipamentos de ponta, com uma equipe qualificada, faz muita diferença. Pesquise quais academias têm os melhores equipamentos e os melhores professores.

2º) Pratique um treino personalizado: Não há fórmula, cada pessoa reage aos estímulos físicos de maneira especifica. Por isso, confie a elaboração do seu treino a um profissional especializado que estimule suas potencialidades corporais e respeite seus limites. O treino deve ser desafiador e estimulante.

3º) Comece o treino pela musculação: Quando você faz exercícios localizados, levantando peso, por exemplo, o organismo usa glicogênio como fonte de energia. Esta substância está no músculo e isso obriga o organismo a acionar os estoques de gordura no exercício aeróbico. Por isso, para quem quer emagrecer, é melhor deixar a esteira ou elíptico para o final do treino. 

4º) Alimente-se antes de treinar: Fazer exercício em jejum faz com que você poupe gordura e queime músculo. Especialistas dizem que uma fatia de pão com geleia, biscoito ou fruta são alimentos apropriados, porque são fontes de energia rápida.

5º) Divirta-se: Para Suzana Dallanhol, especialista em Fisiologia do Exercício, a maneira mais eficaz para ter um corpo saudável é aliar à tríade indispensável - uma boa alimentação, prática regular do exercício físico e descanso – ao sentimento de prazer durante o exercício físico.

Para ela, o mais importante é gostar do treino, é torná-lo prazeroso, é achar sentido no desconforto. “Para a maioria das pessoas, o estímulo inicial é o resultado, ou seja, ter um corpo mais bonito e saudável. Depois o estímulo – se o treino é feito corretamente – passa a ser próprio exercício em si. É quando a academia se torna fonte de prazer”.

É exatamente este o resultado apontado na pesquisa da Imperial College de Londres, publicada no jornal Independent: se você curte o treino, seu corpo reage aos estímulos com mais rapidez, fazendo com que você possa treinar em menos tempo e ter mais resultado. A partir daí o exercício vira uma bola de neve positiva porque, com o estímulo, o corpo libera diversas substância, entre elas a endorfina, um neurotransmissor conhecido como o hormônio do bem-estar. 

Para o professor de educação física Júlio di Stasio, isso é um processo e passa pelo domínio sobre o corpo. “As pessoas não se acham capazes, por isso uma boa academia, trabalha com o aluno o conceito de autoeficiência. A pessoa tem que se sentir capaz de realizar com segurança e de maneira correta determinado exercício. Se a pessoa tem aversão à musculação, por exemplo, é necessário mostrar que não é um bicho de setes cabeças, que o exercício pode ser - e é - fonte de prazer”.