00:00
21° | Nublado

Cuidado com a otite neste verão!

Coceira, dor, fisgadas no ouvido, sensação de latejamento ao abrir a boca e mastigar são sintomas de infecção na pele do ouvido (Foto: Reprodução)

Publicado em 11/01/2019

É tempo de praia, sol e verão. Mas alguns cuidados com a saúde devem ser considerados nesse período para aproveitar ao máximo e sem nenhum contratempo. É nessa época que a infecção de ouvido tem maior incidência. A otite externa, também chamada otite do nadador, é uma infecção da pele na entrada do ouvido; vai desde o início até o tímpano. É nessa região que produzimos cera para a proteção, e por causa da umidade, a área pode ser atingida por bactérias ou fungos, causando a infecção. É daí que vem a dor de ouvido. 

Nesse verão, além de tomarmos muito mais banho de mar, piscina ou rio, também suamos mais e tomamos mais banho de chuveiro. Lembrando que no inverno a cera de proteção fica mais ressecada e no verão ela fica menos espessa. Quando mergulhamos ou fazemos atividades aquáticas, essa cera que estava seca retém a água, então a pele do ouvido que fica molhada cria um ambiente para a inflamação. Coceira, dor, fisgadas no ouvido, sensação de latejamento ao abrir a boca e mastigar. Isso tudo causa um abafamento auditivo e são sintomas da infecção.

Segundo a Otorrinolaringologista Gabriela Pascoto, a cera tem substâncias que não deixam desenvolver bactérias e fungos, é a nossa proteção natural. "Bom seria fazer uma prevenção antes do verão, fazer uma visita ao otorrino para um check up. Se tiver muita cera nesse ouvido, a ponto de reter a umidade como uma esponja, é possível remover e já previne a otite. Além disso, pessoas que já sabem que ao molhar o ouvido sentem desconforto, é indicado um tampão de silicone para vedar. Nesse caso, o próprio médico pode prescrever para confeccionar em lojas de aparelhos auditivos sob medida, já que aqueles que vendem em casas de esporte - que são moldáveis no ouvido - não vedam adequadamente e ainda podem empurrar a cera para dentro do ouvido". 

Tratamento

O tratamento médico é indicado para limpar a cera do ouvido. Somente um especialista poderá indicar a melhor alternativa: curativo, remédio tópico, antibiótico, analgésico, antinflamatório ou associar com algum remédio oral.
 
Uma dica de Gabriela Pascoto: ao sair da água, incline a cabeça para o lado, posicione a toalha com o dedo no ouvido e veja se a água foi absorvida (para de fato secar o canal do ouvido).

Da redação